TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piaget: vida e trabalho

Tese: Piaget: vida e trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  2.669 Palavras (11 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 11

A) Piaget: vida e obra.

Leitura Obrigatória:

RAPPAPORT, Clara Regina. Teorias do Desenvolvimento. Vol. 1 São Paulo: EPU, 1981.

Leitura para Aprofundamento:

KESSELRING, Thomas (1993). Jean Piaget. 3a Ed. Petrópolis: EDUCS, 2008.

Piaget viveu muitos anos, pode escrever sua obra até 1955 e reescrevê-la até 1980, período de sua morte. Nesse sentido, escreveu sua autobiografia que, a seguir, é apresentada com os principais fatos que marcaram a construção de sua obra.

1896 – Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, em 9 de agosto de 1896.

1906 – Piaget foi um menino prodígio. Por volta dos 10 anos de idade, interessou-se por história natural, por meio da observação de um pardal albino; publicou seu primeiro trabalho e foi convidado a trabalhar gratuitamente no Museu de História Natural. Esse breve estudo - a malacologia - é considerado o início de sua brilhante carreira científica.

1915 – Piaget formou-se na Universidade de Neuchâtel em biologia e filosofia.

1918 – Recebeu na Universidade de Neuchâtel seu Doutorado em biologia aos 22 anos de idade, com uma tese sobre os moluscos de Valois – romance filosófico reunindo, religião, filosofia e biologia.

1919 – É considerado um marco na vida de Piaget. Após formar-se, Piaget foi para Zurique, onde trabalhou como psicólogo experimental. Lá estudou psicologia e psicanálise, participou de conferências realizadas pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (1875-1961) e trabalhou como psiquiatra nas clínicas de Lipps, Wurschner e Bleuler. Essas experiências influenciaram seu trabalho, passou a combinar a psicologia experimental – que é um estudo formal e sistemático – com métodos informais de psicologia: entrevistas, conversas e análises de pacientes.

1921 – Piaget voltou para a Suíça e tornou-se diretor no Instituto Jean-Jacques Rousseau da Universidade de Genebra. É nesse período que inicia o maior trabalho de sua vida - observar crianças e registrar meticulosamente suas palavras, ações e processos de raciocínio, dando o fundamento para a construção de sua teoria. Publica artigos no Archives de Psychologie. Nessa mesma época, mudou-se para a França e desenvolveu trabalhos no Laboratório de Alfred Binet (1857-1911), em Paris, investigando o desenvolvimento intelectual da criança a partir de testes psicométricos. Piaget observou que crianças francesas da mesma idade cometiam os mesmos erros e concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente. É este trabalho que o motivou a realizar pesquisas na área da psicologia do desenvolvimento.

1923 – Piaget casou-se em 1923 com sua assistente Valentine Châtenay com quem teve três filhos: Jacqueline (1925), Lucienne (1927) e Laurent (1931). Uma parte da teoria piagetiana teve por base as observações de Piaget e de sua esposa a respeito do desenvolvimento cognitivo de seus filhos durante a primeira infância. Escreve vários trabalhos sobre as primeiras fases do desenvolvimento, prossegue com suas pesquisas e publicações além de lecionar em diversas universidades europeias.

1936 – Recebeu o título de Doutor Honoris Causa na Universidade de Harvard (EUA).

1945 – Recebeu a indicação para suceder Maurice Merleau Ponty (1908-1961) como professor de filosofia na Universidade de Sorbonne (Paris). Registros revelam que ele foi o único suíço a ser convidado a lecionar na Universidade de Sorbonne, onde permaneceu de 1952 a 1963.

1955 – Fundou e dirigiu o Centro Internacional de Epistemologia Genética em Genebra (Suíça), a partir dessa data até a sua morte, realizou inúmeras pesquisas e recebeu especialistas do mundo inteiro que passaram a integrar a comunidade científica da instituição.

1980 – Morreu em Genebra, Suíça, aos 84 anos, em 17 de setembro de 1980.

Ao longo de sua brilhante carreira, Piaget escreveu mais de 90 livros e centenas de trabalhos científicos. Durante sua vida dedicou-se ao estudo da inteligência, buscou explicar de que maneira o sujeito chega a uma inteligência adulta, lógica e abstrata. Para isso, inicialmente, procurou explicações na Biologia e na Filosofia e, posteriormente, na Psicologia, em especial a psicologia do desenvolvimento.

Atividades recomendadas:

1) Levante informações por meios tradicionais ou eletrônicos sobre a vida de Jean Piaget e reflita de que maneira o contexto sócio histórico influenciou em sua concepção de inteligência.

2) Assista ao DVD “Jean Piaget” - Coleção Grandes Educadores (2006).

3) Acompanhe o seguinte exemplo de exercício:

Poucos autores tiveram o privilégio de redigir sua autobiografia. Piaget, neste documento, relata sua primeira publicação, seus primeiros trabalhos e sua trajetória pessoal e teórica. Tal documento serviu de inspiração para outros autores escreverem sobre a sua vida e, dessa forma, compreenderem sua obra. De acordo com isso, em relação à vida e obra piagetiana, podemos afirmar que:

I. Sua primeira publicação ocorreu quando estudava na Universidade de Sorbonne (Paris) e fez uma observação sobre moluscos.

II. Escreveu um artigo de uma página para um Jornal de História Natural de sua cidade sobre as observações que fez de um pássaro albino.

III. Formou-se na Universidade de Neuchâtel em biologia e filosofia.

IV. Os estudos sobre moluscos acabaram sendo colocados de lado e não tiveram importância em seus estudos posteriores.

V. Em 1955 fundou e dirigiu o Centro Internacional de Epistemologia Genética em Genebra (Suíça).

Com relação às afirmações acima, assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e II estão corretas

b) Apenas I, III e V estão corretas

c) Apenas II, III e V estão corretas

d) Apenas II

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com