TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinel e o Tratamento Moral em “O alienista” e “O diário do Hospício”

Por:   •  28/5/2018  •  Resenha  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVESIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Clínica de Atenção Psicossocial

Aline Drummond

Pinel e o Tratamento Moral em “O alienista” e “O diário do Hospício”

Rosa Rachel Mendes Peixoto – 20151103913

“-Suponho o espírito humano uma vasta concha. O meu fim, Sr. Soares, é ver se posso extrair a pérola que é a razão; por outros termos, demarquemos definitivamente os limites da razão e da loucura. A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia e só insânia.” (Machado de Assis, pág. 7).

Em “O alienista”, Machado de Assis, faz de forma brilhante, uma crítica a uma ciência que estava nascendo com a pretensão de estabelecer limites entre o razão e a loucura.

Pode-se perceber uma relação entre Simão Bacamarte e sua Casa Verde com Pinel e o surgimento da psiquiatria (antes chamada alienismo), que com o tratamento moral que propunha, defendia a ideia do asilo como espaço terapêutico para o doente. Identificam-se algumas questões levantadas por Machado de Assis em sua obra em forma de sátira ao que ocorria na época:

Um saber que estava surgindo e, apesar de desestruturado, tinha o aval das autoridades para segregar e isolar, sem critério diagnóstico competente, parte da população: “(...) ou aqueles que para lá são encaminhados pela autoridade real oujudiciária.”(Foucault, 1978:49, APUD Paulo Amarante, pág.23). Fica claro papel regulador e de controle social assumido pelos hospitais.

​       O Poder que era exercido por Simão Bacamarte sobre toda a população, que o levava, sob a suspeita e alegação de qualquer desequilíbrio, a recolher qualquer cidadão à casa verde, é uma crítica ao poder dos diretores das instituições hospitalares da época.(pág. 24).  

A intenção de observar estudar e classificar as doenças, alegada por Simão Bacamarte para recolher os “doentes” é uma referência ao novo modelo de intervenção médica à que se refere Paulo Amarante nas págs.25 a 27, no qual o médico que antes prestava uma assistência em momentos críticos passa a ser constante e de um estudioso de todo o curso evolutivo das doenças. Como a Casa Verde, “o Hospital tornou-se (...) um espaço de exame (...), de contato empírico com as doenças e os doentes.” (Amarante, pág. 26).

O médico assume o lugar de protagonista na cena hospitalar, não só como de detentor do saber como também do poder administrativo (que deixa de cunho religioso e passa a ser científico)

Em nome da ciência e em reconhecimento ao seu valor, os abusos de Simão Bacamarte eram de certa forma, aceitos. Isso fica evidente nas passagens em que cada vez que a suspeita de uma motivação pessoal de Bacamarte para o recolhimento de determinado sujeito (ciúmes ou represálias) era descartada, o povo se acalmava e reconhecia seu propósito científico nas internações.

Saindo da ficção criada por machado de Assis para a experiência de internação vivida por Lima Barreto e relatada em seu “Diário do Hospício”, encontramos a mesmas questões levantadas.

Ressalto aqui, a menção que ele faz em relação à impessoalidade o caráter experimental do tratamento, quando ele diz que o médico “É capaz de ler qualquer novidade de cirurgia aplicada à psiquiatria numa revista da Noruega e aplicar, sem nenhuma avaliação preliminar, num doente qualquer. (Lima Barreto, pág 30, grifos meus).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (145.8 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com