TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Estágio de Psicologia social

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  2.666 Visualizações

Página 1 de 4

Roteiro de Plano de Estágio Obrigatório

Faculdade Anhanguera do Rio Grande

Curso de Psicologia

Estágio Basico

Plano de Estágio

1. Introdução

O estágio Social tem como objetivo principal a relação do individo com a sociedade na qual está inserido, buscando sempre a melhora do grupo como um todo. O presente Plano de estágio foi elaborado para atender o requisito do Estágio Social Básico, da Faculdade Anhanguera de Rio Grande, RS. A instituição escolhida para a realização do trabalho foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, de São José do Norte.

Ao realizarmos análise situacional do local, constatamos a necessidade de se trabalhar com a auto-estima dos alunos, bem como, captar e desenvolver uma nova percepção de identidade nos mesmos. Assim, com base no referencial estudado, realizaremos atividades que visão resgatar, ou até mesmo, encontrar o lugar do aluno da APAE na sociedade.

Para tanto, a elaboração deste Plano de Estágio propõe um cronograma com oficinas e dinâmicas, realizadas uma vez por semana, totalizando uma carga horária de sessenta horas no final do estágio.

2. Justificativa

Há uma extrema necessidade de mostrar aos alunos com necessidades especiais uma nova perspectiva social, a escolha deste local de estágio adveio do interesse de se trabalhar com esse publico, tendo em vista, a modificação dos modelos de inclusão no país.

O estágio é uma etapa de suma importância no nosso processo de desenvolvimento e aprendizagem, pois, promoverá oportunidades de vivenciar na prática os conteúdos acadêmicos, bem como, a aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a nossa futura profissão. Além disso, o estágio permitirá uma troca de experiências entre os funcionários do local escolhido, bem como, de novas ideias, conceitos, planos e estratégias.

Em suma, a realização do estágio alia conhecimento acadêmico com a experiência vivencial, para que nós, não são como alunos de Psicologia, mas como futuros profissionais , possamos ampliar nossas percepções e enriquecer nossos conhecimentos ao longo de nossa caminhada.

“Queremos ter certeza e não duvidas, resultados e não experiências, mas nem percebemos que as certezas só podem surgir através das duvidas e os resultados somente através das experiências.” (Carl Jung)

5. Atividades a serem realizadas

Serão realizadas atividades como dinâmicas de grupo, oficinas, passeios, reunião entre o grupo de estágio, elaboração de relatórios, reuniões com a orientadora de estágio, reunião com a orientadora de estágio, reunião com os professores e elaboração do Plano de estágio e Projeto final.

7. Metodologia

7.1 No primeiro encontro com a turma, após apresentação, realizaremos a dinâmica “Como me vejo”, na qual os alunos irão ampliar a percepção de si mesmos.

Materiais Utilizados: folhas de ofícios, tinta guache colorida, espelho, lã e lápis.

7.2 No segundo encontro, mantendo a proposta, as alunos confeccionarão Carteiras de Identidade fictícias, nas quais, desenharão a si próprios, Após, sugeriremos a criação de um varal para expor os trabalhos.

Materiais Utilizados: Folha de ofício, lápis de cor, canetas, barbante e fita adesiva.

7.3 No Terceiro encontro, faremos o “Dia da Beleza”, visando promover a auto-estima dos alunos, onde, utilizaremos cosméticos de beleza para oferecer aos mesmos novas visões de sí próprios.

Materiais Utilizados: Esmaltes, batom, sombra, gel, cola glitter e pinceis.

7.4 No quarto dia, será realizada a apresentação de um vídeo alusivo aos diversos tipos de profissões. E, após, iremos sugerir que os alunos escolham uma profissão que desejam seguir no futuro. Posteriormente, serão produzidas carteiras de trabalho fictícias com a profissão escolhida.

Materiais Utilizados: Video, TV, Aparelho reprodutor de DVD, folha de oficio, lápis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com