TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos De Trabalho E Mudança Na Educação

Pesquisas Acadêmicas: Planos De Trabalho E Mudança Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  1.916 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

O fio do condutor do livro é a preocupação pela mudança na educação e que , se falamos de projetos , é porque a visão do conhecimento e do currículo que implicam podem contribuir para essa mudança na Escola , mas , sempre levando em conta que não são a mudança na educação , nem a solução para os problemas da instituição escolar , nem , dos que a sociedade leva á Escola .

O que podem acontecer com os projetos de trabalho quando se reduzem a uma formula didática baseada numa série de passos: levantamento do tema , perguntar o que os alunos sabem e o que querem saber , fazer o índice , a concepção de educação que contem em suas possibilidades de repensar a educação.

Os projetos constituem um “lugar”, entendido em sua dimensão simbólica, que pode permitir:

- Aproximar-se da identidade dos alunos e favorecer a construção da subjetividade, longe de um prisma paternalista, gerencial ou psicologista, o que implica considerar que a função a Escola não é apenas ensinar conteúdos, nem vincular a instrução com a aprendizagem.

- Revisar a organização do currículo por disciplinas e a maneira de situá-lo no tempo e no espaço escolares.

- Levar em conta o que acontece fora da Escola, nas transformações sociais e nos saberes, a enorme produção de informação que caracteriza a sociedade atual, e aprender a dialogar de uma maneira crítica com todos esses fenômenos. A importância de assinalar um ponto de partida

Para o autor se palavras fossem usadas só num sentido, o significado de qualidade de ensino do qual falam como objetivo político, as autoridades educativas, seria o mesmo que reivindicavam as organizações de docentes ou as vozes que reclamam uma Escola que favoreça a eqüidade e o equilíbrio social.

Quando se utilizam os mesmos termos, não se está dizendo a mesma coisa e que, com o mesmo raciocínio, nem tudo já foi dito sobre o ensino e a aprendizagem. Se isso fosse assim afirma Hernández, as reformas educativas que acontecem hoje seguiriam os mesmos princípios pedagógicos e didáticos em todos os países, seria organizado o currículo de uma mesma maneira e os conteúdos seriam apresentados num enfoque universalizador. O hoje não é como o ontem, e o amanhã é incerto.

Os projetos de trabalho supõem o autor um enfoque do ensino que trata de ressituar a concepção e as práticas educativas na Escola, para dar a resposta às mudanças sociais, que se produzem nos meninos, meninas e adolescentes e na função da educação, e não simplesmente readaptar uma proposta do passado e atualizá-la.Os projetos e seus significados na história da escolaridade

Para Hernández a escola e as práticas educativas fazem parte de um sistema de concepções e valores culturais que faz com que determinadas propostas tenham êxito quando se conectam com algumas das necessidades sociais e educativas.

Métodos de projetos, centros de interesse, trabalham por temas, pesquisa do meio, projetos de trabalho são denominações que se utiliza de maneira indistinta, mas que respondem a visões com importantes variações de contexto e de conteúdo. Os anos 20: O método de projetos para aproximar a Escola da vida diária.

Em 1931, Fernando Sáinz, um professor dos movimentos renovadores espanhóis, enunciava um componente central do Método de Projetos: “O que se pretende é que o aluno não sinta diferença entre a vida exterior e a vida escolar” Esse propósito se tornará viável a partir da noção de atividade, como princípio que rege uma nova escola, na qual as crianças entram em contato, de uma forma mais organizada, com a herança da sociedade na qual vivem e aprendem da participação em experiências de trabalho e da vida cotidiana. Algumas idéias sustentam a primeira versão dos projetos:

• Partir de uma situação problemática

• Levar adiante um processo de aprendizagem vinculado ao mundo exterior à Escola. Oferecer uma alternativa à fragmentação das matérias.

Os anos 70: O trabalho por temas e a importância das idéias-chave. Bruner (1960, 1965), estabeleceu que o ensino deveria centrar-se em facilitar o desenvolvimento de conceitos-chave a partir das estruturas das disciplinas. Os projetos ou o trabalho por temas constituíram uma alternativa para abordar essa proposta na sala de aula. Bruner desenvolveu também outra idéia influente nesse contexto, a do Currículo em Espiral. O primeiro encontro dos alunos com as idéias-chave se realiza de uma maneira primitiva, depois durante a escolaridade irá abordá-las de maneira mais complexa. Se o professor lhe facilita os materiais e as atividades adequadas, o aluno pode desenvolver um nível mais elaborado de compreensão.

O ensino através de temas servirá como mediador para ir além das disciplinas, facilitando aos alunos a aprendizagem de conceitos e estratégias vinculadas a experiências próximas e interessantes para eles. Os professores, sobretudo do Ensino Fundamental, vão encontrar, nesse enfoque, eixos para ordenar as matérias que tinha que ensinar sem ser especialista.

Quando essas idéias e projetos foram levados à prática, sobretudo nos países de língua inglesa, alguns países da América Latina continuavam influenciados pela corrente tecnológica ou tratavam, como no caso da Espanha, de impulsionar iniciativas que tentavam mudar a Escola e instaurar a democracia. Os anos 80: O auge do construtivismo e os projetos de trabalho.

O impacto da denominada revolução cognitiva na forma de entender o ensino e a aprendizagem e as mudanças nas concepções sobre o conhecimento e o saber derivado das novas tecnologias de armazenamento, tratamento e distribuição da informação, além do controle da economia por parte dos mercados financeiros, as mudanças nas relações sociolaborais e a revisão do papel do Estado na provisão das necessidades dos cidadãos, vão estabelecer uma série de mudanças na educação escolar e explicam em parte porque os projetos voltam a ser objeto de interesse.

Às mudanças sociais anteriores deveriam ser acrescentadas à relevância da visão construtivista sobre a aprendizagem, a idéia de que o conhecimento existente na aprendizagem exerce uma poderosa influência em como se adquire novo conhecimento, a importância que se dá ao contexto de aprendizagem, situar os conteúdos em relação à cultura na qual se deverá utilizar e o resultado da pesquisa sociocultural que manifestou o valor que, para favorecer a aprendizagem, tem a criação de um marco de participação e interação, não só entre os alunos, mas também com a comunidade. Os projetos de trabalho e a necessidade de abordar a complexidade do conhecimento escolar. Os projetos de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com