TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poder versus autoritarismo

Artigo: Poder versus autoritarismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Artigo  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 6

Autoridade versus autoritarismo

Autoridade e autoritarismo são palavras aparentadas, que desaparecem na prática. A primeira significa uma forma legitima de exercer o poder a segunda traduz uma arbitrariedade do poder prática condenável em qualquer gestão moderna. O conceito de autoridade está relacionado com o conceito de hierarquia e corresponde ao poder de comandar os outros e leva-los a agir de forma desejada e constitui a base para a responsabilidade, poder estabelecido de superior e subordinado. Autoritarismo é um regime político em que é postulado o principio da autoridade. Pode ser definido como um comportamento em que uma instituição ou pessoa se excede no exercício da autoridade de que lhe foi investida, caracterizada pelo uso do abuso de poder.

Na escola esse é um tema central que preocupa educadores em geral, autoridade não pode ser confundida com autoritarismo em nome dessa confusão muitos erros foram e continuam a ser cometidos, a primeira pode ser entendida como o poder de impor limites necessários para a convivência em sociedade, a segunda indica um exacerbamento desse poder , realizado pela simples imposição de uma ideia sem possibilidade de contraposição. É exatamente por confundir e misturar os significados de autoridade e autoritarismo que os pais hoje tem medo de exercer qualquer forma de poder sobre seus filhos , seja ele justo e necessário á boa educação da criança ou um pode ilícito e prepotente, ditado apenas pelo desejo arrogante de se impor a qualquer custo.

A colocação de limites faz parte do processo educativo e a ausência dessa pratica pode gerar uma crise de valores, uma volta ao estágio selvagem em que vale a lei do mais forte. São os pais e os professores, no caso especifico da família e da escola, aqueles investidos de autoridade para colocar limites e reforçarem as tendências pró-sociais presentes em crianças e jovens. Assim, a função da educação, entre outras, é a de levar os educando a perceberem o que podem ou não podem fazer, o que devem ou não devem fazer, numa dada situação. A autoridade dos pais e dos professores é fundamental para balizar os limites legítimos da consciência humana que devem ser apropriadas por todos, inclusive pensando no futuro, quando essas crianças e jovens desempenharão o papel de educar outras crianças e jovens e, talvez os destinos da sociedade.

A questão da disciplina na sala de aula.

a disciplina é um conjunto de regras que servem para o bom andamento da aprendizagem escolar Portanto, podemos concluir que ela é uma questão de qualidade no relacionamento humano, sendo também uma questão de qualidade entre professor e aluno.

Atualmente as crianças não obedecem nem seus pais, tampouco os professores? Os alunos hoje não têm limites. Ao observar todo o cotidiano escolar, vemos reclamações e relatos dos funcionários e professores que destacaram a questão disciplinar como uma das dificuldades fundamentais para o bom desenvolvimento do trabalho escolar. A família e a escola mudaram muito. Antes, a família era cúmplice da escola. Hoje deposita suas funções e delega suas responsabilidades a ela, porém a critica. Cada vez mais os alunos vêm para a escola com menos limites trabalhados pela família.

Essas relações mostram-se alienadas. O professor espera que a classe faça silêncio para poder dar aula; o aluno quer logo ir embora e receber a nota; a direção não quer problemas e os pais querem que o filho seja aprovado objetivando a ascensão social.o professor precisa exercer o poder de autoridade, sem rigidez, mas por meio de regras claras que devem ser respeitadas. “Para isso, é preciso um trabalho coletivo, no qual a instituição (escola) apoia o individual (professor)”. O educador também precisa rever a maneira de educar, procurar sempre ser criativo sair da rotina, para que os alunos não se sintam entediados. os pais precisam impor limites pois a escola ensina não educa.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO:

Disciplina: Didática

Profª. Jória Pessoa de Oliveira Silva

Atividades Previstas para o Laboratório

Este Laboratório propõe uma ação interdisciplinar – ou seja – o desenvolvimento de atividades, ligadas por pressupostos e objetivos comuns, articulando a disciplina de didáticas e as demais deste semestre, que permitem “olhar” a realidade escolar e da sala de aula, em múltiplas perspectivas de análise.

Pela importância da contextualização, o laboratório pressupõe o contato com a escola concreta, com suas relações, organização e sujeitos.

Nesta atividade gostaríamos que os alunos fizessem uma incursão ao ambiente escolar para observar, vivenciar e analisar, no espaço concreto, todos os aspectos trabalhados nesta disciplina - Didática.

1º Momento: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES NA ESCOLA

OBJETIVOS:

Analisar a proposta pedagógica da escola, observando a concepção de educação adotada, a forma de tratamento do currículo, observância dos Referenciais Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais.

Analisar a prática pedagógica de um professor (organização do processo de ensino, execução do planejado, acompanhamento e avaliação do processo) em uma turma do Ensino Fundamental ( 6º ao 9º ano), utilizando como suporte as informações trabalhadas na disciplina de Didática.

ROTEIRO PARA OBSERVAÇÃO NA ESCOLA

A) Na proposta pedagógica da escola:

- Concepção de educação implícita ou explícita;

- Forma de tratamento dado ao currículo dos anos finais do ensino fundamental;

- Observância dos Referenciais Curriculares Nacionais e dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

B) Na observação das aulas dos professores ou da professora.

- Concepção de educação indicada pelo(a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com