TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Publicas

Por:   •  6/4/2015  •  Artigo  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

POLÍTICAS PÚBLICAS

1º A - Sala 105 - Psicologia

INTEGRANTES DO GRUPO:

Qual a importância do trabalho do Psicólogo dentro das Políticas Públicas?

Se as políticas públicas são o conjunto de serviços para o bem da sociedade e a sociedade é formada de pessoas, o psicólogo se torna peça fundamental, sendo conhecedor do comportamento humano, sabendo detectar problemas causados por um indivíduo que tem reflexo direto no meio social, causando um efeito no grupo, que pode ser refletido em outros grupos ou copiado por outros indivíduos.

O Psicólogo atuará junto á uma equipe trans-disciplinar, onde cada profissional exercerá seu conhecimento para chegar á uma solução onde as políticas públicas podem agir visando o bem estar social.

Os direitos humanos é o que prevalece na busca de soluções, visando sempre o coletivo, as necessidades e desigualdades.

Podendo atuar na área industrial, agrícola, educacional, saúde e assistência social, o psicólogo é responsável por ações direcionadas para um fim específico.

Por exemplo, em uma determinada escola pública, há vários alunos com problemas de aprendizagem, problemas de dicção o que gera comportamentos violentos. O psicólogo irá promover encontros onde junto á equipe de professores, coordenadores e diretores consiga detectar á causa do problema, pois se há mais de um aluno com dificuldades de aprendizagem, o problema maior pode não estar diretamente ao aluno, mas sim na equipe educacional.

   Sabemos que o mundo hoje enfrenta uma grande crise de famílias que estão desabrigadas, onde crianças e adolescentes não tem perspectiva de vida, e estão acomodadas com essa situação, não porque eles querem, mas porque é o que aprenderam em casa. Em alguns casos podem-se conhecer as famílias dos alunos e promover um diálogo para saber como anda a relação pais e filhos, que também interfere muito no rendimento escolar.

Esse é só um dos muitos papéis do psicólogo nas políticas públicas, pois os serviços públicos são muitos e em sua grande maioria não está adequado para os indivíduos, o que causa uma série de comportamentos negativos.

Sendo assim, se torna um trabalho contínuo, e muitas vezes sujeito á fracasso, pois além de lidar com diversidade de comportamentos, lidam também com governo, prefeitura, órgãos públicos que não possui estrutura para contribuir com a solução cabível para o caso.

Na realidade sabemos que o cenário do país é precário com filas imensas em hospitais, mães que não conseguem matricular seus filhos em escolas, dificuldade de emprego e por consequência moradores de rua.

Isso mostra que as políticas públicas não têm sido exatamente públicas, ou seja, voltada para a necessidade da população.

O psicólogo precisa aprender desde a universidade a agir nesses casos, é importante entender, e tentar corrigir o problema e para isso precisa criar um vínculo, escutar, ter cuidado nas intervenções que será necessária realizar, pois a maiorias do formados saem treinados apenas em clinicar, um indivíduo, e quando são inseridos na equipe trans-disciplinar não sabem como agir, acabam não praticando a escuta devida o que prejudica muito o trabalho, pois seu papel é essencial para que as políticas públicas funcionem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com