TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Social

Pesquisas Acadêmicas: Política Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O filme Tropa de Elite relata uma questão social onde há vários conflitos. Vamos destacar aqui dois conflitos. A desigualdade social e a corrupção aonde na maioria das vezes vêm acompanhadas pela apologia e a tortura. O filme apresenta uma realidade dantesca, uma dinâmica do justiçamento, da tortura, da desumanização generalizada das relações. A narrativa do filme é intensa em sua descrição da realidade diária da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), totalmente pautada em situações que, segundo o autor, baseiam-se em relatos de fatos reais, que lhe foram feitos por Policiais Militares. O personagem central da trama é um Capitão PM do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Tropa de Elite da Policia Militar carioca, considerada internacionalmente como a melhor força de Combate Urbano do Mundo.

Desenvolvimento

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

O filme é estruturado com, pelo menos, cinco núcleos narrativos: o capitão Nascimento, a dupla de policiais honestos (Matias e Neto), o dos policiais corruptos, o dos universitários, o dos moradores da favela e o dos traficantes. Todos os núcleos nos mostram manifestações culturais. Nas cenas iniciais o filme mostra em plano geral um baile funk que é um estilo musical que tem origem nas favelas do rio de janeiro. As cenas e o dialogo do capitão Nascimento o qual tece juízo e está pronto para apontar o dedo a todos àqueles que, em sua opinião fazem parte do problema, sabedor em detalhes o que acontece no morro, na PM, na faculdade e na ONG, denota a cultura corporativa e o papel dos seus líderes. Seu poder lhes permite desenvolver sistemas de valores e normas de comportamento, podendo recompensar e punir os que acatam ou negam os seus líderes. Numa frase dita pelo capitão Nascimento “quem quer ser do Bope não pode namorar amiga de traficante” esta frase retrata uma nítida alusão aos padrões de conduta, normas e valores da corporação mostrando sua cultura. Já os jovens mostrados no filme que participam de ONG ‘s e eventualmente usam drogas, alimentam o tráfico, caracterizando-se por ser ao mesmo tempo uma elite cultural bem intencionada e alienada comprometida com o tráfico.

Passo 2 (Equipe)

por que o serviço social é importante na resolução de conflitos sociais ?

Vivemos em um mundo capitalista, corrupto e acima de tudo com um grande agravo de desigualdade social. Atualmente nova forma de resolução de conflitos sociais vem surgindo entre eles. Arbitragem, conciliação e mediação no qual a conciliação é o caminho para a construção de uma convivência mais pacífica. O entendimento entre as partes é sempre a melhor forma para que a justiça e a verdade prevaleçam. A corrupção, na maioria das vezes vem acompanhada pela apologia e a tortura, incluindo principalmente a desigualdade social, discriminação racial, abuso de poder entre outras. Faz-se necessário a importância de ações públicas para resolução de conflitos, de maneira geral, em especial quando os autores envolvidos percebem como incompatíveis seus objetivos, idéia, necessidade, interesses, propostas ou até mesmo projetos. Essas percepções transformam discordância em conflitos e próprias onclusões para posições defensivas antagônicas, passem a dominar a discussão. Todos os instrumentos dos adversários da resolução tendem a acervar posições uma vez, que são eles os escudos protetores dos interesses e necessidades. O serviço social pode influenciar com a mediação do conflito no qual possibilita identificar os interesses e as necessidades dos possíveis adversários, propiciando que sejam negociados e articulados, possibilitando preservar a relação positiva entre as pessoas envolvidas, pela qual garanta um conjunto de necessidades e interesses atendidos, com mútuos benefícios contemplados e com as responsabilidades pela autoria das soluções e por sua execução compartilhada.

1. De acordo com as ideias do texto, por que podemos avaliar que os policiais do BOPE retratados no filme podem ser considerados como um grupo? 2. Como pode ser caracterizado este grupo (primário, funcional ou estrutural)? Justificar sua resposta. 3. Como se apresentam as relações de poder no grupo de policiais do BOPE? Exemplificar sua resposta, descrevendo uma cena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com