TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponto de mutação e o paradigma da ciência

Por:   •  7/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

1. Identifique os pressupostos da ciência clássica apresentados no filme.

O filme nos mostra como a visão ocidental do mundo que é baseada no mecanicismo cartesiano acabou se tornando desadequada. Em uma das cenas do filme é traga pelo personagem cientista ao ser convidada para conversa que estava sendo feita entre o poeta e o político uma crítica sobre a maneira como os políticos enxergam a natureza e vem dizendo que eles possuem um pensamento muito parecido com a de Descartes onde se separam as partes para se entender o todo, assim ela traz a necessidade de se mudar essa forma de pensar tradicional, onde se possui apenas o controle das coisas mas não sua compreensão. Aqui podemos pensar em uma das três dimensões que regem o paradigma tradicional a simplicidade.

2. Identifique os pressupostos da ciência contemporânea apresentados no filme.

Podemos pensar que como contraponto ao antigo paradigma cartesiano os personagens defendem a necessidade de se mudar essa percepção. Pensar nas mudanças que vem ocorrendo na ciência e também na sociedade, não se pensando em fragmentação mas pensar nas coisas como um todo, aqui eles discutem sobre a possibilidade de se substituir esse antigo pensamento para um conhecimento holístico do todo. Em uma das cenas um dos personagens traz em sua fala a necessidade de se ver o mundo como um todo dês a relação entre cada objeto mas como elas também compõem essa natureza da qual fazem parte pensando aqui na complexidade dessas relações, um dos pressupostos da ciência contemporânea. Devemos pensar a vida de uma forma sistêmica.

3. Faça uma análise dos personagens a luz dos pressupostos a presentados no texto Delineando o paradigma tradicional da ciência.

O político: podemos pensa-lo como um sujeito que ainda vive com o paradigma da ciência tradicional quando se pensa as coisas simplificadas. Podemos pensar que ele representa a abordagem mecanicista.

A cientista: já pensa em uma transição para um novo paradigma entende que é preciso se pensar na complexidade das coisas sendo assim ela segue um paradigma da ciência contemporânea. Ela representa uma abordagem sistêmica.

O poeta: que tenta compreender o mundo de forma complexa também porém pensa de forma dividida, mas tenta a compreensão desse todo mas não de forma simples como na ciência tradicional.

VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas, Papirus, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com