TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque Freud abandonou a hipnose como técnica de tratamento?

Por:   •  6/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Porque Freud abandonou a hipnose como técnica de tratamento?  

Após Freud começar o estudo das perturbações nervosas, ele mudou a técnica de catarse e assim abandonou a hipnose, não querendo ficar restringido apenas a condições histeriformes.

Freud também teve outros motivos que o fez abandonar a técnica do hipnotismo, uma delas é era os resultados instáveis do sucesso do tratamento, que dependia da relação pessoal dele com o paciente, se essa relação era de alguma forma perturbada todo o tratamento imediatamente era alterado. Portanto, a falta de controle do processo catártico que fazia a relação médico-paciente ser mais importante que todo o processo, juntamente com as queixas iniciais de Freud sobre não ser capaz de hipnotizar todos os pacientes e não ser capaz de levá-los a um estado profundo de hipnose é que o fez a abandonar esta técnica e substituir por outros métodos.

  1. Com base em que Freud afirmou que a causa das neuroses se encontrava associada a infância dos pacientes?

A base de Freud ao afirmar sobre a associação entre a neurose e a infância foi através da afirmativa que a função sexual se inicia no começo da vida, que mesmo ao estar sob a possibilidade de ter não ter tais lembranças na memória devido ao tempo, a mesma deixa vestígios no crescimento do indivíduo que fundamenta sua inclinação para futuros distúrbios nervosos.

O contato de Freud com a ligação existente entre a sexualidade e a neurose de seus pacientes inicialmente aconteceu após tentarem construir uma teoria por trás dos fenômenos de neurose.

Através da suas próprias experiências, Freud percebeu que por trás do fenômenos da neurose não acontecia uma excitação emocional e sim sexual. Ao notar essa ligação, Freud começou um estudo mais profundo sobre a vida sexual dos chamados neurastênicos e, consequentemente, suas buscas pelas repressões e conflitos da sexualidade em situações patogênicas o levou aos primeiros anos de infância dos pacientes.

  1.  O que você entende acerca do conceito de inconsciente?

De acordo com o que foi explicado no texto “Um estudo autobiográfico”, o inconsciente é um atributo que vem antes da consciência.

O inconsciente tem várias divisões em suas instâncias ou sistemas, ou seja, ele é bem separado da consciência formando assim um pré-consciente e a inconsciência. A estrutura criada pela psicanálise é especulativa, podendo ser modificada ou abandonada.

A inconsciência não tem ligação nenhuma com a anatomia do cérebro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com