TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio

Artigo: Portifolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  760 Visualizações

Página 1 de 3

Capítulo 6

1. Quais são os tipos de desgastes e avarias que podem ocorrer em uma ferramenta de usinagem? Mostre os exemplos.

Desgaste frontal, Desgaste de entalhe e Desgaste de cratera: Conforme a usabilidade da ferramenta em contato com a peça há um desgaste entre a superfície de folga da ferramenta assim ocasionando o desgaste frontal; já o desgaste de entalhe quando a também ocorre o contato de dois extremos entre a superfície de folga e a peça. O desgaste de cratera ocorre na superfície de saída da ferramenta, causado pelo atrito entre a ferramenta e o cavaco.

Deformação plástica da aresta de corte: Quando as condições de usinagem apresentam alta pressão ou alta temperatura aplicada na ponta da ferramenta.

Lascamento e Trincas: O lascamento da ferramenta ocorre quando há uma retirada, de uma só vez, de uma grande porção de material da própria. Já quando há uma variação de temperatura ou uma variação de esforço mecânico pode acontecer as famosas trincas.

2. Quais são as causas e as ações a serem tomadas para a minimização de avarias e desgastes da ferramenta?

Desgaste de flanco; Possíveis causas: Velocidade de corte muito alta ou muito baixa resistência ao degaste insuficiente da ferramenta, abrasão e aresta postiça de corte. Ações para minimização: Redução da velocidade de corte, seleção de classe de ferramentas mais resistente ao desgaste, aumento da velocidade de corte se o desgaste for causado pela APC.

Desgaste de entalhe; Possíveis causas: Oxidação. Ações para minimização: Seleção de fluido de corte com agentes oxidantes, redução da velocidade de corte.

Desgaste de Cratera; Possíveis causas: Difusão. Ações para minimização: Seleção de classe de ferramenta que possua cobertura de óxido de alumínio.

Deformação plástica; Possíveis causas: Altas temperaturas combinadas com altas pressões na região de corte. Ações para minimização: Seleção de classe de ferramenta com maior dureza a alta temperatura, redução de velocidade de corte.

Trincas de origem mecânica; Possíveis causas: Variação excessiva de esforço na aresta de corte. Ações para minimização: Seleção de uma classe de ferramentas mais tenaz, redução do avanço, suavização do primeiro contato da ferramenta com a peça, e aumento da estabilidade.

Trincas de Origem térmica; Possíveis causas: Excessiva variação de temperatura. Ações para minimização: Seleção de classe de ferramenta mais tenaz, corte a seco no fresamento.

Lascamento; Possíveis causas: Classe de ferramenta muito frágil, geometria da ferramenta muito fraca, choques de ferramenta com a peça. Ações para minimização: seleção de classe de ferramenta mais tenaz, aumento do ângulo de ponta, raio de ponta ou ângulo de cunha, suavização do primeiro contato da ferramenta com a peça.

3. Quais são os principais causadores dos desgastes da ferramenta? Mostre todos os exemplos e descreva-os.

Aresta postiça de corte: É a formação de uma camada de cavaco, entre a superfície de contato e a superfície de saída da ferramenta. Pode modificar o comportamento da aresta cortante em relação a força de corte e acabamento superficial; contribuía

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com