TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilidades De Atuação Do Psicologo Forense

Casos: Possibilidades De Atuação Do Psicologo Forense. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Possibilidades de atuação e intervenção do psicólogo nessa área

O objetivo do psicólogo forense é de avaliar a conduta humana, cabe a ele subsidiar os magistrados no que se refere ao ato infracional cometido, e também avaliar o comportamento do individuo.

A atuação é em sua maior parte voltada para confecção de laudos, pareceres e relatórios baseados em entrevistas e testes psicológicos.

O psicólogo forense não é aquele encarregado a estipular uma pena, e sim aquele que recomenda soluções para os dados avaliados.

Também é designado para o psicólogo forense assuntos relacionados a processos de separação, disputas de guarda, regulamentação de visitas, que geralmente é ocasionada pela disputa litigiosa, e quando não há concordância entre as partes a decisão fica para o juiz, que por sua vez não impede que haja uma atuação psicológica no sentido de mediar um possível acordo entre as partes.

Podendo também lidar com processos de adoção, destituição do poder familiar (quando os pais passam o direito sobre seus filhos ao Estado), e com a estipulação de medidas sócio-educativas, além de é claro atuar em situações onde exista a necessidade de definição no que diz respeito a interdições judiciais e avaliação de indenizações por danos psíquicos.

No sistema prisional o psicólogo pode ser solicitado para avaliar o grau de periculosidade de determinado sujeito, suas condições de discernimento e saúde mental. E tem também aqueles profissionais que atuam com a elaboração de perícias e acompanhamento de detentos com patologias psíquicas e psiquiátricas.

Ainda existem varias áreas que o psicólogo forense pode atuar, como por exemplo: com avaliação do comportamento e personalidade das vitimas de crimes, e na avaliação da veracidade dos depoimentos.

Um psicólogo formado nesta área deve dominar os conhecimentos que dizem respeito à psicologia em si, mas também tem que dominar os conhecimentos referentes às leis civis e as leis criminais.

Deve ser um bom clinico e possuir um conhecimento pormenorizado da psicopatologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com