TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica De Supervisão

Trabalho Escolar: Pratica De Supervisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  4.885 Palavras (20 Páginas)  •  1.270 Visualizações

Página 1 de 20

1. Relate como a supervisão era concebida na Grécia Antiga?

Na Grécia Antiga a Supervisão era considerada treinamento para estudantes e que na Idade Média eram enviados ás escolas um professor, percebebido pelos demais, como alguém que controlava as atividades, afim de garantir que aspectos morais e religiosos da instrução fossem desenvolvidos.

era vista como treinamentoA Supervisão Educacional é uma das atividades mais antigas do acompanhamento do ensinar e aprender. Sabe-se que na Grécia Antiga a Supervisão era considerada treinamento para estudantes e que na Idade Média era enviado às escolas um professor, percebido pelos demais como alguém que controlava as atividades, a fim de garantir que aspectos morais e religiosos da instrução fossem desenvolvidos.

A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução), ou seja, escravo encarregado de conduzir as crianças à escola. Da língua de Homero, o vocábulo vai para o latim em que é encontrado como paedagogus coma acepção de „o que dirige meninos‟.

2. Conceitue Supervisão, destacando suas atribuições e a relevância desta função na contemporaneidade.

Atualmente, pedagogo é o profissional cuja formação é a Pedagogia. Em 1958, alguns professores foram mandados para os Estados Unidos para se especializarem e depois fundar os cursos de formação de Supervisão Escolar que logo em seguida espalhar-se-iam por todo o Brasil (através do PABAEE – Programa de Assistência Brasileira Americana ao Ensino Elementar). Na atualidade, a partir da promulgação da atual LDB 9394/96, o Supervisor Escolar recebeu o compromisso de coordenar a elaboração e acompanhar a execução da proposta pedagógica, com a participação da comunidade escolar. O mundo contemporâneo „obrigou‟ o currículo a incorporar conceitos de poder, multiculturalismo, saberes populares, o que originou novas formas de compreensão da teoria e das práticas pedagógicas.

Diante do desafio da organização curricular da escola colocado pela nova LDB, torna-se necessário conceber um novo papel para o supervisor educacional, onde se priorize a tarefa pedagógica sobre a burocrática, o espírito criativo sobre o legalista e a prática democrática sobre a autoritária. Cabe ao supervisor promover e estimular PRINCÍPIOSatividades de crescimento profissional e criar ambientes de estudos e de estímulo para superação das deficiências. Temos como papel da supervisão educacional a tarefa de exploração do pleno potencial de criatividade e de aprimoramento da educação. Neste sentido, a Supervisão Escolar passa então a ser uma ferramenta de atuação e tem como princípio a ação-reflexão-ação. É necessário ressaltar que a educação é uma tarefa e um dever coletivo no mundo de hoje. Na escola, na família e na sociedade, todos educam. Ao profissional da educação cabe a tarefa de contribuir de forma decisiva para a superação dos desafios na escola. O desafio para o profissional da Supervisão Escolar é enorme e, muitas vezes, o resultado do seu trabalho é sentido em longo prazo. Diante tal situação, deparamos ainda com falta de estrutura, recursos escassos, má vontade dos educadores, dos alunos, dos funcionários administrativos, de uma série de fatores que dificultam o trabalho do Supervisor. Contudo, tal realidade não pode ser empecilho para criar, na sua atividade profissional, meios de transformação. O supervisor, na atual realidade, é capaz de pensar e agir com inteligência, equilíbrio, liderança e autoridade, valores esses que requerem habilidade para exercer suas atividades de forma responsável e comprometidaCabe, portanto ao supervisor escolar estar sintonizado com as necessidades da comunidade e propor projetos que atendam aos anseios de todos que almejam um futuro melhor. A escola como espaço social e público deve ter esta característica de servir a todos os que a procuram, bem como envolver outros segmentos da sociedade em suas atividades. A tarefa é árdua, porém, a grande recompensa será a certeza de ter contribuído para a formação e o sucesso de outras pessoas.

3. Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.

Quanto ao supervisor escolar, a concepção empresarial caracterizou sua função como sendo de controle de produção e rendimento do trabalho pedagógico, buscando executar tarefas segundo diretrizes e decisões impostas pelo sistema. Até chegar à atual conceituação, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, ou melhor, evoluiu de acordo com o seu objetivo. Podemos citar três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Fase Fiscalizadora

Essa fase confunde-se com inspeção escolar, ou seja, tinha como objetivo o cumprimento das leis de ensino, a situação legal dos professores, o cumprimento de datas e prazos, verificação de documentos escolaresFase Construtiva Trata-se de uma supervisão orientadora e reconhece a necessidade de melhorar a atuação dos professores. Surgem os cursos de aperfeiçoamento e atualização dos educadores. Neste sentido, o objetivo maior é examinar as falhas na atuação dos professores. Fase Criativa

A fase criativa é atual, na qual podemos perceber uma mudança de postura do profissional supervisor que passa de inspetor a colaborador e tem como objetivo o aperfeiçoamento de todo o processo ensino-aprendizagem. Trata-se de um trabalho coletivo visando à interação de todas as pessoas envolvidas no sistema educacional. A supervisão criadora estimula e orienta, de maneira democrática e científica os mestres, a fim de que se desenvolvam profissionalmente e sejam capazes de melhorar o ensino-aprendizagem. Diante do desafio da organização curricular da escola colocado pela nova LDB, torna-se necessário conceber um novo papel para o supervisor educacional, onde se priorize a tarefa pedagógica sobre a burocrática, o espírito criativo sobre o legalista e a prática democrática sobre a autoritária

4. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.

O supervisor é responsável em atuar com o grupo de educadores coordenando e promovendoreflexão no sentido da construção de uma competência docente coletiva. O supervisor escolar deverá ser capaz de desenvolver e criar métodos de análise para detectar a realidade e gerar assim estratégias paraagir. É o Supervisor Educacional um criador de cultura e de aprendizagens não apenas intelectual e/ou técnica, mas também afetiva, ética, social e política dentre outras. Por isso que um bomsupervisor tem que ter empatia, auto–confiança,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com