TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas

Ensaios: Praticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 01

Por quem você acha que a mãe da Marcela foi orientada para lidar com a sua filha?

A mãe de Marcela recebeu orientações de professores e de pessoas mais próximas, e também da própria Marcela que com seu entusiasmo mostra a mãe que é capaz de fazer o que gosta mesmo sendo cega.

Como foi essa orientação?

Ela foi orientada que apesar de sua filha ser cega, ela não precisava viver isolada. Que ela é capaz de superar suas limitações.

Caso você fosse procurada por uma mãe, como você a orientaria na educação escolar de sua filha?

Eu a orientaria a procurar uma escola adequada com profissionais capacitados, capazes de trabalhar com a deficiência de sua filha. Cabe aos profissionais esclarecer todos os procedimentos a serem tomados. É muito importante que os pais tenham a capacidade de cuidar das questões relacionadas às necessidades especiais de seus filhos.

Para qual escola encaminharia a criança?

Encaminharia a uma escola regular e indicaria que a mãe acompanhasse o desenvolvimento de sua filha e que ela se interasse da metodologia de inclusão da escola que a mesma favoreça ao aluno, ajudando a lidar com as suas necessidades. È muito raro encontrarmos hoje uma escola que atenda todos com eficiência, diria que as mesmas ainda estão em fase de adaptação, pois os professores não estão totalmente capacitados para entender uma demanda da diversidade nas escolas.

Na história Marcela aprende a dançar com o apoio das colegas. Como será que essa interação aconteceu?

A interação de Marcela veio a partir da aceitação das colegas e com ajuda da professora orientando como eles poderiam ajudar Marcela a dançar. A partir da aceitação de sua deficiência, isso fez com que ela se sentisse amada, através da dança e da música Marcela pode se interagir com as outras crianças, e pode mostrar que a sua capacidade e força de vontade era maior que sua deficiência.

Como Marcela foi estimulada?

Eu pude perceber que a afetividade e respeito demonstrado pela professora e suas coleguinhas contribui e muito para que Marcela se sentisse estimulada. O apoio delas foi essencial para o desenvolvimento de Marcela. “Ela me apresentou às outras crianças, explicou como poderiam me ajudar a ser uma bailarina e hoje elas são minhas melhores amigas...”

Em sua opinião, Marcela apresenta problemas cognitivos, afetivos e sociais? Por quê?

De acordo com o livro, Marcela não apresenta problemas cognitivos, afetivos e sociais. Ela tem uma vida normal como qualquer outra pessoa.

ATIVIDADE 02

Você gostaria de ser a Marcela: Por quê?

Não; Porque ela é cega, mais sou feliz como ela.

Marcela é uma criança diferente de você? Por quê?

Sim; Porque ela é cega.

Você acha que ela é feliz?

Sim; Porque ela tem muito amor em seu coração, e isso a fazia se sentir muito feliz. E ela é muito amada por sua mãe e também tem muitas amiguinhas no balé.

Na sua sala, existem coleguinhas como a Marcela ou com outra deficiência?

Não.

Como você e seus coleguinhas brincam com ele(s)?

Se eu tivesse algum coleguinha que fosse como a Marcela, ou que tivesse alguma deficiência eu iria tratá-lo de forma igual aos outros coleguinhas.

Como sua professora explica as atividades para esse coleguinha?

Na minha sala não tem nenhuma criança com deficiência.

ATIVIDADE 03

Como é a convivência entre as crianças?

Normal, eles interagem bem, alguns sempre querem ajudar o coleguinha com deficiência.

Quais são os conhecimentos essenciais que devemos ter aprimorar e buscar para que possamos orientar nossos alunos, pais e comunidade em relação à diversidade e às deficiências de alunos no cotidiano da escola?

Nós educadores temos a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com