TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prazer E SoFRIMENTO NO TRABALHO

Monografias: Prazer E SoFRIMENTO NO TRABALHO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura organizacional

Compreende-se como cultura organizacional como um conjunto de valores, crenças e sentimentos que são herdados e compartilhados entre os indivíduos, os quais influenciam na relação entre sujeito e trabalho.

A partir desta relação, compreende-se a organização do trabalho como elemento central nos processos de subjetivação do homem, capaz de proporcionar prazer e sofrimento aos trabalhadores

O prazer-sofrimento no trabalho

O prazer-sofrimento no trabalho tem sido estudado pela psicodinâmica do trabalho, com Dejours , e por pesquisas realizadas por Mendes , colocando o trabalho como fonte de prazer, quando favorece a valorização, admiração, respeito, reconhecimento e a possibilidade de expressar criatividade. A partir destas pesquisas, Mendes elaborou um conceito de dados para as vivências de prazer-sofrimento, fundamentado na abordagem da psicodinâmica. Este conceito é uma operacionalização da construção que deu origem à elaboração de uma escala submetida à análise fatorial,resultando em três indicadores de cada uma das vivências.

Nesse estudo, o prazer é definido a partir de dois fatores: valorização e reconhecimento no trabalho. A valorização é o sentimento de que o trabalho tem sentido e valor em si mesmo, é importante e significativo para a organização e a sociedade. O sentimento de reconhecimento significa ser aceito e admirado no trabalho e ter liberdade para expressar sua individualidade. O sofrimento é definido a partir do fator desgaste, que é a sensação de cansaço, desânimo e descontentamento com relação ao trabalho. Para Dejours, o sofrimento, além de ter origem na mecanização e robotização das tarefas, nas pressões e imposições da organização do trabalho, na adaptação à cultura ou ideologia organizacional, representada nas pressões do mercado, nas relações com os clientes e com o público, é também causado pela criação das incompetências, significando que o trabalhador se sente incapaz de fazer, face às situações convencionais, quando acontece a retenção da informação que destrói a cooperação.

Efeitos sobre a organização

• Aumento do absentismo e dos acidentes no trabalho

• Diminuição da eficácia, da eficiência, da produtividade

• Déficit da qualidade dos produtos e serviços

• Deterioração da imagem da empresa

• Despesas com os afastamentos por problemas de saúde

• Disfunções físicas, psicológicas e sociais essencialmente provocadas pelo confronto com determinados contextos de trabalho.

Efeitos sobre a saúde

• Danos Psicológicos: Sentimentos negativos em relação a si mesmo e à vida em geral.

• Danos Sociais: Isolamento e dificuldades nas relações familiares e sociais.

• Danos físicos: dores no corpo e distúrbios biológicos doenças cardiovasculares, osteomusculares, distúrbios do sono, distúrbios digestivos, obesidade, diabetes, afecções dermatológicas, depressão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com