TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sofrimento No Trabalho

Ensaios: Sofrimento No Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  419 Visualizações

Sofrimento no trabalho

No dia em que o profissional da área de saúde perguntar ao paciente como é seu trabalho, como está no trabalho, onde e com quem mora, quanto tempo demora para ir de casa para o trabalho e vice-versa, teremos uma revolução no atendimento e na promoção de saúde. (MELLO FILHO, 1992, p. 9)

Certas condições de trabalho fazem “emergir um sofrimento que pode ser atribuído ao choque entre uma história individual, portadora de projetos, de esperanças e de desejos, e uma organização do trabalho que os ignora”. (DEJOURS, 1999, p. 133)

Várias características e condições de trabalho já foram identificadas como potenciais para provocar patologias, sendo que tanto fatores externos – condições ambientais – quanto exigências físicas e mentais podem estar entre as causas responsáveis pelo estresse e outras doenças decorrente da atividade. Com relação às condições ambientais, ruído, temperatura, vibração, iluminação e poluição têm sido apontados como estressores e prejudiciais à saúde dos indivíduos. Quanto à organização do trabalho, atividades monótonas, repetitivas e fragmentadas predispõem mais ao estresse se comparadas com outras atividades mais variadas. Outros aspectos relacionados ao conteúdo do trabalho, tais como sobrecarga, conflito e ambiguidade de papel, também são apontados como possíveis causadores de patologias no trabalho.

...