TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preciosa, Uma Hitória de Esperança

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        Texto Crítico Filme ‘Preciosa, Uma Hitória de Esperança’        

3        CONCLUSÃO        

4        BIBIOGRAFIA        

        


  1. INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem por objetivo a análise do Filme  “Preciosa uma história de esperança” com a direção de Lee Daniels para que se reflita criticamente sobre o mesmo e o articule com algumas das arboradagens  sobre a questão  de atitudes, preconceito, esteriótipos e descriminação.A partir da leitura das obras RODRIGUES, A., ASSMAR, E.M.L., JABLONSKY , B. Psicologia Social. Cap.4 Preconceito, Estereótipo e Discriminação,  elaboradando um texto do quarto capítulo.

  1. Texto Crítico Filme ‘Preciosa, Uma Hitória de Esperança’

1987, Nova York, bairro do Harlem. Claireece "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Violentada pelo pai (Rodney Jackson) e abusada pela mãe (Mo'Nique), ela cresce irritada e sem qualquer tipo de amor.

 O fato de ser pobre e gorda também não a ajuda nem um pouco. Além disto, Preciosa tem um filho apelidado de "Mongo", por ser portador de síndrome de Down, que está sob os cuidados da avó. Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é suspensa da escola. A sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) consegue para ela uma escola alternativa, que possa ajudá-la a melhor lidar com sua vida. Lá Preciosa encontra um meio de fugir de sua existência traumática, se refugiando em sua imaginação.

De acordo com a Psicologia Social, o preconceito é uma atitude hostil a um determinado grupo, não levando necessariamente a atos hostis ou comportamentos descriminatórios.

O preconceito e a descriminação eram pertinentes na vida de preciosa, por ela ser negra,obesa e pobre.Preciosa sempre se interessou e gostou de estudar, mas por ter suas tarefas de casas e uma filha com sindrome de Down ela não tinha temo para os estudos.

Na escola que Preciosa frequentava ninguem dava apoio pelo fato dela ser mãe aos 16 anos de idade, onde os esteriótipos eram mais importantes do que os atos de Preciosa.

Esteriótipos são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou criticas de outros.Preciosa teve seu primeiro filho aos 16 anos, pois foi violenntada pelo pai, Preciosa era obesa porque sua mãe obrigava el a comer muito.

Isso acontecia na vida de Preciosa porque as pessoas não tinhm conhecimento do que acontecia no seu dia - a – dia.

Preciosa teve o seu segundo filho  e foi expulsa da escola onde estudava, e a diretora que tinha hábitos preconceituosos, levou ela até uma escola onde, exitiam pessoas com casos parecidos ao dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com