TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção De Alcoolismo

Artigo: Prevenção De Alcoolismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2014  •  8.055 Palavras (33 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 33

Psicologia Comunitária

Projecto de intervenção comunitária

Discente: Maria Teresa Varela Nº2292

Curso: Psicologia social das Organizações

Projecto-piloto de prevenção ao alcoolismo na comunidade de São Miguel (Veneza)

Título do Projecto: Não álcool protege a sua vida

Caracterização:

O Município

A Freguesia de São Miguel Arcanjo, uma das mais antigas do país, estava sob a jurisdição do Concelho de Santa Catarina quando foi criada em 1834. A sede da freguesia esteve na ribeira de São Miguel, da qual é testemunha a Igreja Matriz.

Contudo, ainda sob a jurisdição de Santa Catarina a sede da paróquia alguma vez residiu na ribeira dos Flamengos.

Posteriormente, em 1996, já no Cabo Verde independente, a freguesia foi elevada à categoria de Concelho, nos termos da Lei n.º 11/05/96 de 11 de Novembro, tendo como sede a povoação da Calheta que para o efeito foi promovida a vila.

O Concelho, com 90 km2 de superfície, engloba 23 localidades e um total de 17.291 habitantes (INE 2008). A sua densidade populacional é de 192 habitantes/Km2. A população representava no ano 2008 cerca de 6,5% da população da Ilha de Santiago e 3,4% da do País.

São Miguel está situado na região nordeste da ilha de Santiago, tendo como seu centro principal a Vila da Calheta, a 46 km da cidade da Praia, a capital do país. Está, actualmente, rodeado de outros três municípios: Tarrafal a Norte, Santa Cruz a Sul e Santa Catarina a Oeste, com os quais compartilha algumas infra-estruturas comuns aos concelhos do interior de Santiago. A Este confronta-se com o mar.

São Miguel foi elevado à categoria de Concelho no ano 1996. Está situado na região nordeste da ilha de Santiago, a maior do arquipélago de Cabo Verde, tendo como centro principal a Vila da Calheta, no litoral do Município.

As projecções para o ano 2020 apontam para uma população de 19.980 habitantes.

1. Meio Natural:

Recursos hídricos

A rede hidrográfica do Concelho é constituída essencialmente por nascentes, poços, furos, galerias e ribeiras. As bacias hidrográficas que atravessam o Concelho são: Principal, São Miguel, Ribeireta e Flamengo. Os recursos existentes vêm sendo explorados de forma intensa, ultrapassando em alguns casos o limite de exploração, pondo em perigo a satisfação das necessidades das populações. É necessário destacar que as actividades socioeconómicas dependem em grande medida dos recursos hídricos (potenciais e disponíveis), e que as mudanças climáticas e a meteorologia predominante não favorecem a pluviosidade.

Usos do solo e biodiversidade

A vegetação do Concelho de São Miguel é constituída em grande parte por espécies introduzidas em programas de reflorestação (a partir de 1975), assim como por outros vectores: aves, correntes marítimas e ventos.

Existem diferenças notáveis na cobertura vegetal, nomeadamente no que concerne à sua composição, tamanho e densidade. Tais assimetrias são devidas fundamentalmente à exposição e à altitude. As formações vegetais predominantes têm características nitidamente estépicas.

Algumas espécies agro-florestais introduzidas, converteram-se em invasoras, ocupando os nichos ecológicos próprios do arquipélago, como é o caso da Prosopis juliflora (acácia americana), ainda que estejam já integradas na paisagem. Outras espécies agressivas são: Furcraea gigantea, Lantana camara, Dichrostachys cinerea,Leucaena leucocephala e Acácia colei.

As principais formas de pressão exercidas sobre o solo estão relacionadas com as práticas agrícolas de sequeiro e o pastoreio livre, tendo como impacto imediato a degradação dos solos e a diminuição da produção e produtividade agrícolas.

No Concelho existem pontos litorais que têm sido lugares tradicionais de desova de tartarugas, principalmente Caretta entre os quais há que ressaltar Calheta de São Miguel. A legislação cabo-verdiana reconhece a sua importância, estando elaborando um Plano Nacional de Protecção.

Património arquitectónico, etnográfico e imaterial

Relativamente ao património construído, podem ser destacadas algumas igrejas e capelas do município, bem como a arquitectura tradicional, em particular no núcleo de Veneza, onde grandes partes dos impactos devem-se à deterioração das edificações antigas.

Algumas infra-estruturas relacionadas com a rede viária histórica, o fornecimento tradicional de água e os trapiches tradicionais (com destaque para os de Ribeira Principal) formam parte do património etnográfico. A comunidade de “Rebelados” (Espinho Branco), com mais de 300 pessoas, continua a viver de acordo com tradições antigas e é indiscutivelmente outro património etnográfico do Concelho.

Relativamente ao património imaterial, as romarias são celebradas em quase todas as localidades, com destaque para as festas de “Nossa Senhora do Socorro” e “Nho São Miguel Arcanjo”. Existem também as manifestações culturais traduzidas na música: batuque, funaná e finançon, além de outras tradições como a tecelagem para a produção do “pano de terra”.

2. Infra-estruturas e Serviços:

Rede viária e transporte

A mobilidade dentro e para fora do Concelho é feita, exclusivamente, pela via terrestre. Tal como acontece com outros concelhos, o município também está mal servido em matéria de rede viária. Várias localidades estão ainda encravadas.

Além das estradas que atravessam o Concelho, existem outras classificadas como estradas municipais. As estradas de penetração, na sua maioria em terra batida ou no leito das ribeiras, carecem de manutenção para assegurar o tráfego regular.

As viaturas de transporte público tipo Hiace e carrinhas de caixa aberta asseguram o transporte das populações intra e entre municípios. O parque de viaturas de aluguer (DGTR 2007) era constituído por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.2 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com