TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: Princípios E Conceituações Das Abordagens Centrada Na Pessoa E Suas Aplicações Nos Campos Clínicos, Educação, Organizações E Saúde

Ensaios: : Princípios E Conceituações Das Abordagens Centrada Na Pessoa E Suas Aplicações Nos Campos Clínicos, Educação, Organizações E Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Os interesses de Carl Rogers assumiram focos diferentes ao longo de seu pensamento, de maneira que seus comentadores dividiram sua teoria em distintas fases. Mais de 20 anos após sua morte, o que se observa atualmente é uma enorme diversidade de vertentes que se denominam Abordagem Centrada na Pessoa ou se dizem vinculadas a ela. Visando a contribuir para uma melhor compreensão do panorama atual da abordagem criada por Rogers, este artigo tem como objetivo revisitar as chamadas fases da Abordagem Centrada na Pessoa, propondo uma nova fase a fase Pós-Rogeriana - consistente de vertentes atuais que, partindo de distintas fases daquela teoria, assumem distintos caminhos criando novas teorizações contemporâneas. A Abordagem centrada na pessoa (ACP) começou a ser usada depois da criação de um novo nome, Terapia Centrada no Cliente (TCC). O mesmo e seus colaboradores perceberam que os princípios utilizados na psicoterapia podiam ser utilizados em outras categorias (educação, relacionamentos interpessoais, grupos, conflitos culturais, entre outros). A ACP veio constituir nesse conjunto de todas essas aplicações, algo mais amplo que a terapia centrada no cliente.

A atitude de boa vontade e a abordagem centrada na pessoa.

Na teoria de Carl Rogers houve modificações ao longo de sua trajetória profissional. De modo que a própria denominação da sua proposta foi modificada. A princípio Rogers a nomeia de Psicologia Não-Diretiva ou aconselhamento Não-Diretivo. Posteriormente, passa a denominá-la de Terapia Centrada no Cliente e por último, Abordagem Centrada na Pessoa, que segundo ele, é a denominação mais adequada à sua teoria.

A ACP (Abordagem centrada na pessoa) tem como via a corrente humanista da psicologia com o intuito de trazer um novo olhar acerca do que é o ser humano, quem propôs foi o teórico Carl Rogers (1902-1987), um psicólogo norte-americano que apoiou seu trabalho em sólidas pesquisas e observações no contexto clínico.

A Abordagem Centrada na Pessoa entende que dando condições ideais e o melhor modo de ajudar a pessoas. Para isso são basicamente três atitudes que o terapeuta deve ter para com cliente: Empatia, Congruência, Consideração positiva incondicional. Observa-se que são várias as vertentes atuais, provenientes direta ou indiretamente do pensamento de Carl Rogers. Chama atenção a diversidade dessas vertentes, todas elas configurações contemporâneas da Abordagem Centrada na Pessoa ou, pelo menos, originadas dela. Não se trata mais do pensamento de Rogers puro, mas de novas teorizações variadas, que partem dele. Na verdade, o próprio Rogers não se pretendeu purista nem cristalizado em nenhuma teoria, nem mesmo a dele, afirmando durante sua última visita ao Brasil, em 1985, que não era rogeriano Nesse sentido, é importante não apenas não ignorar os significativos desdobramentos em andamento nos últimos 20 anos após sua morte, como estabelecer um diálogo entre as diferenças que preserve a proposta original de Carl Rogers em seu caráter humanista, de respeito pelo ser humano e suas potencialidades. Seu pensamento continua vivo em cada uma das vertentes atuais, mesmo que seus distintos desenvolvimentos - originados de fases diversas do pensamento rogeriano e, portanto, passando a assumir diferentes caminhos epistemológicos na continuidade de sua construção teórica - as tornem tantas vezes tão diferenciadas entre si.

Essa abordagem rejeita às ideias dos demais psicólogos, que se concentrou na perspectiva que todo sujeito possuía

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com