TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas psicossociais da atividade virtual

Ensaio: Problemas psicossociais da atividade virtual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Ensaio  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES DA ATIVIDADE VIRTUAL

Questão 1- No livro A era do Vazio, Giles Lipovetsky analisa as relações atuais no contexto de uma sociedade marcada pela perda de sentido das instituições morais em que predomina o individualismo, o consumismo, o hedonismo e a indiferença. Sobre isso, ele analisa:

[...] Os indivíduos aspirariam a um desapego emocional cada vez maior por causa dos atuais riscos de instabilidade das relações pessoais. Ter relacionamentos interindividuais sem apego profundo, não se sentir vulnerável, desenvolver a independência afetiva, viver só [...]. O sentimentalismo sofreu o mesmo destino que a morte; tornou-se incomodo exibir as próprias emoções, declarar ardentemente uma paixão, chorar, manifestar com demasiada ênfase os impulsos interiores. Como acontece com a morte, o sentimentalismo se tornou embaraçoso; trata-se de manter a dignidade em questões de afeto, quer dizer, manter a discrição. (1989, p.57)

A partir do trecho do texto acima, analise como o individualismo e o consumismo marcam a construção da nossa subjetividade e repercutem nas relações sociais (Valor: 2,0).

Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

- características da sociedade atual – (valor 0,5)

- conceito de subjetividade e identidade – (valor 1,0)

- o individualismo e o consumismo nas relações sociais – (valor 0,5)

Questão 2- Como base no vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=Pkc_xBD4Cyo), explique a importância da comunicação, coesão, liderança e motivação nos grupos e equipes de trabalho. Fundamente a sua resposta (valor: 1,0). O trecho do vídeo está disponível no ava.

Questão 3- Com base em uma teoria psicológica, como o Behaviorismo, a Psicanálise e a Psicologia Sócio-histórica, identifique e analise um conceito que pode ser aplicado a sua profissão. (valor: 1,0)

Em seu texto, aborde os seguintes pontos:

- explicite em seu texto o conceito escolhido e a análise do mesmo (valor: 0,5)

- aplicabilidade e a importância do conhecimento psicológico para vida profissional (identifique o seu curso) (valor: 0,5).

Questão 4 – A partir de um exemplo, identifique e analise como as emoções e sentimentos afetam a condição psicossocial do trabalhador (valor: 1,0).

- conceituação de sentimento (valor: 0,3);

- conceituação de emoção (valor: 0,3);

- correlação com a condição psicossocial (valor: 0,4);

Questão 5- Recentemente a mídia tem evidenciado o fenômeno social, chamado de “rolezinho” nos shoppings. A ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros (PT), afirma que os jovens que participam dos "rolezinhos" em shoppings são vítimas de "discriminação racial explícita". Para a ministra os "problemas dos "rolezinhos" decorrem da reação de clientes brancos que se assustam com os jovens.

Disponível:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com