TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE VIRTUAL 1

Casos: ATIVIDADE VIRTUAL 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

2) Estabeleça as diferenças entre cultura de massa, cultura popular e indústria cultural

A cultura de massa é aquela criada com um objetivo específico, alcançar a massa popular, ou seja, a maioria no interior de uma população, ultrapassando, assim, qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Os instrumentos através dos quais todo esse conteúdo é disseminado são os veículos de comunicação de massa.

Deve-se observar que esta cultura tem natureza impositiva, uma vez que impõe ao ser humano que se vista como os outros, que coma como os outros, que goste do que os outros gostam. Portanto, ela dita como os indivíduos devem se comportar, pensar, ser, renunciando a própria individualidade.

A forma como ela é inserida nos indivíduos faz com que o seu consumo seja praticamente inevitável, principalmente se a população não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma adequada.

Já, a cultura popular ao contrário da cultura de massa, tem suas origens nas tradições decorrentes de suas qualidades específicas, diferente das manifestações de artes de outros povos. Por isso, houve no Brasil uma arquitetura colonial, muito diferente da arte de escultores de outras nações.

Deve-se observar que a cultura popular é uma manifestação mais espontânea, mais simples, com fortes elementos regionais, normalmente, transmitida de geração para geração.

A cultura popular nasceu da adequação do homem ao ambiente onde vive e abarca várias áreas do conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore e outros. Assim, pode ser definida como qualquer forma de manifestação cultural em que o povo produz e participa de forma ativa.

O conteúdo da cultura popular é determinado em sua maioria pelas indústrias que disseminam o material cultural através do cinema, televisão e editorais, bem como os meios de comunicação. Apesar disso, a cultura popular não pode ser descrita como o produto dessas indústrias, uma vez que, a mesma surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral.

Os exemplos da cultura popular são: carnaval, danças e festas folclóricas, literatura de cordel, provérbios, samba, frevo, capoeira, artesanato, superstições, etc.

Já a denominação indústria cultural é dada a empresas e instituições que produzem, distribuem e transmitem conteúdo artístico, com a finalidade de obter lucro. A indústria cultural surgiu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.

O objetivo desta forma de cultura é buscar produzir algo que conquiste o público, que possua relevância no âmbito comercial e se traduza em produtos licenciados. Um exemplo de indústria cultural é o cinema. Outrora um mecanismo de lazer, isto é, uma espécie de arte, hoje em dia se transformou em um meio eficaz de manipulação.

Logo, pode-se dizer que a indústria cultural trouxe todos os elementos que caracterizam o mundo industrial moderno e nele realiza um papel bastante especifico, como portadora da ideologia majoritária, que dá sentido a todo o sistema, visando o lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com