TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Conhecer O Espaço Educativo Empreendendo Uma Atitude Investigativa

Dissertações: Produção Textual Conhecer O Espaço Educativo Empreendendo Uma Atitude Investigativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  1.110 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO ...........................................................................................4

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................6

REFERÊNCIAS..........................................................................................................7

Relacionamento professor/aluno…………………………………………………2.1

Relacionamento aluno/aluno………………………………………………………2.2

Relacionamento fucinário /aluno……………………………………………………2.3

Relacionamento da equipe pedagógica com os professores………………………2.4

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho descreve sobre conhecer o espaço educativo empreendendo uma atitude investigativa; associar as leituras propostas á pesquisa de campo a ser realizada em uma escola de seu município;refletir sobre a realidade escolar e produzir um texto que sintetize a compreensão adquirida sobre a educação atual.A humanidade vive momentos de grandes conflitos e diferenças sociais, culturais, religiosas, políticas e econômicas que negam os direitos, sufocam os preceitos éticos e colocam milhares de indivíduos à margem de uma vida injusta. Diante desses fatores, as instituições de ensino devem sempre estar comprometidas com os valores éticos de amor, carinho e afeto, já que educar não é somente informar ou transmitir conhecimentos, mas também integrar o aluno em uma cultura caracterizada por bons estilos de vida.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO

A relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a Educação, pois a partir da forma de agir do mestre é que o aprendiz se sentirá mais receptivo à matéria. A reciprocidade, simpatia e respeito entre professor e aluno proporcionam um trabalho construtivo, em que o educando é tratado como pessoa e não como número, ou seja, mais um.

Os objetivos da Educação seriam mais facilmente alcançados se muitos dos problemas disciplinares fossem resolvidos com maior cautela, sem dramatização, onde um simples comentário bem feito solucionasse o problema. Essa é uma relação que freqüentemente lembramos, seja ela positiva ou não. Nosso foco será como se dá essa interrelação professor-aluno de forma produtiva.

Muitas vezes buscamos nos nossos professores referências de comportamentos, valores e atitudes e quando esse vínculo torna-se positivo, levamos conosco como modelo de conduta. O professor não está apenas em sala de aula, nos ensinando apenas conteúdo escolar, ele nos ensina sobre a vida, como podemos lidar com os relacionamentos, nos ajudando a acreditar que podemos ser cuidados, pois muitas vezes essa relação está permeada pela paciência e benevolência.

Especialmente nos primeiros anos escolares, sabemos o quanto é importante para cada criança perceber, sentir, no olhar do professor que ela é bem-vinda, que aprender é bom.

J. L. Moreno aborda em sua teoria a importância do ‘campo relaxado’, que nada mais é do que um local aonde podemos nos expor sem medo. Sem receio seremos mais criativos e espontâneos. Se a escola for um campo relaxado, em que o aluno estiver à vontade para se colocar, seja em forma de palavras e/ou comportamentos, o aprendizado poderá ser mais proveitoso.

O professor ajuda a criar esse campo a partir do seu jeito de lidar com os alunos, a forma de cobrar o conteúdo e principalmente como reconhece o desenvolvimento deles, comunicando-os.

Neste sentido, para nós pensar em educação é pensar num processo de aprendizagem que envolve professor-aluno como parceiros de uma caminhada que leva em conta a formação pessoal e profissional. Nossos agradecimentos aos professores que no dia-a-dia de suas atribuições buscam colaborar com uma educação que de fato seja inclusiva, que respeitam a diversidade de seus alunos e têm como princípio que o acesso a educação é direito de todos

Atividades variadas previnem a indisciplina dentro da sala de aula

A elaboração de provas justas e bem dosadas estimula o aluno a estudar mais, e diminui ou até mesmo elimina a “famosa cola”, afastando um dos maiores atritos que existem entre ambas as partes.

Outra forma de melhorar essa relação é aplicando trabalhos interessantes que desafiem a capacidade do estudante, e que não gerem angústia e nem desânimo pelo grau de dificuldade.

Procure aplicar aulas diferentes, usando dos recursos disponíveis e sendo criativo para improvisar materiais que levem a um melhor entendimento da disciplina por parte do aluno.

Não é possível educar sem dialogar.

Buscando um melhor relacionamento, o professor será tratado com respeito e como educador, dando oportunidade ao diálogo.

Às vezes o professor usa de expressões ameaçadoras para com os alunos, como: Calem a boca! É para ser feito assim, pronto e acabou! Dessa forma, deixa transparecer que quem está à frente (o educador) não tem controle sobre a situação, atitudes e sentimentos.

Existem quatro elementos fundamentais para o ato de ensinar: o processo, a matéria, o aluno e o professor, sendo esse último o fator decisivo na aprendizagem, levando em conta a influência que exerce sobre a classe para ministrar as aulas.

O professor tem que estar sempre aberto às novas experiências, aos sentimentos e aos problemas de seus alunos. É claro que a responsabilidade da aprendizagem está ligada ao aluno, mas essa deve ser facilitada pelo professor levando o aluno à auto-realização.

A importância da relação Aluno/Aluno

Aprender a conviver: implica em aprender a viver com os outros, em descobrir progressivamente o outro, em reconhecer-se a si mesmo na face do Outro. Implica também na aprendizagem da tolerância, da cooperação, da não-violência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com