TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa

Exames: Projeto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 7

c

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS – CCA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTABEIS

DISCIPLINA: ELABORAÇÃO DO TRABALHO CIÊNTÍFICO

PROJETO DE PESQUISA

A PRESSÃO PSICOLOGICA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

ROBSON RODRIGUES ASSUNÇÃO

MATRÍCULA: 1213852-X

THIAGO BROZEK

MATRICULA: 1211919-4

FORTALEZA- CEARA

NOVEMBRO/2012

ROBSON RODRIGUES ASSUNÇÃO

THIAGO BROZEK

A PRESSÃO PSICOLOGICA DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

FORTALEZA- CEARA

NOVEMBRO/2012

SUMÁRIO

SUMÁRIO i

1 OBJETIVOS 2

1.1 Geral 2

1.2 Específicos 2

2 JUSTIFICATIVA 3

3 REFERENCIAL TEÓRICO 4

4 METODOLOGIA 8

REFERÊNCIAS 9

1 OBJETIVOS

1.1 GERAL

• Relatar sobre os níveis de pressões psicológicas as quais os indivíduos são submetidos dentro do ambiente de trabalho.

1.2 ESPECÍFICOS

• Verificar e analisar até que momento, estas pressões comprometem no desempenho do profissional.

• Relatar sobre quais estratégias melhor se adequam no que se refere à prevenção ao estresse no trabalho.

• Identificar quais elementos podem ser utilizados na tentativa de melhorar a qualidade de vida no trabalho

2 JUSTIFICATIVA

Atualmente os grupos organizacionais, estão sendo cada vez mais rígidos e menos flexíveis no que é inerente a relações de trabalho. Diante deste relato apresentado, o que se encontra na maioria destas empresas, são colaboradores insatisfeitos, desmotivados e ate em alguns casos depressivos diante de tantas cobranças exigidas. São constatações como estas que indiretamente estão influenciando sobre o comportamento dos mesmos. São vários os exemplos de situações corriqueiras em que os trabalhadores sofrem com alguma pressão psicológica, nas quais podemos destacar dois casos bastante comuns que são: os setores da indústria e do varejo. No primeiro exemplo, os operários de uma linha de produção são cobrados constantemente a produzirem uma determinada quantidade em certo período de tempo a um prazo estabelecido.

Já no segundo, vendedores devem estar atentos quanto às metas de vendas afixadas no cronograma daquele mês, são casos como estes que vem gerando ao longo do tempo em seus colaboradores o surgimento de alguns fatores provenientes a esta pressão, como: sentimentos de culpa por não concluírem uma determinada tarefa, problemas de saúde, principalmente um aumento nos casos dos níveis de estresse, culminando assim com uma possível depressão, diante de um desequilíbrio mental e consequentemente muita das vezes acompanhado do absenteísmo (ausência) ao local de trabalho, exemplos como estes que foram citados são pontos negativos que contribuem não só apenas para uma baixa nos sistemas de produção, como também afetam no metabolismo dos indivíduos envolvidos.

No comportamento organizacional, os administradores almejam que seus colaboradores exerçam uma postura padrão diante dos requisitos determinados por seus gestores dentro do ambiente de trabalho, dai surge um grande conflito entre ambas as partes, pois além de profissionais, estes indivíduos são acima de tudo pessoas com personalidades e atitudes diferentes uma das outras, ou seja, e preciso que haja um trabalho conjunto na tentativa de mudar esta realidade, pois não será uma decisão imposta entre quatro paredes que de uma hora para outra mudara a conduta dos demais. Por isso da necessidade de se estudar e encontrar soluções cabíveis para a garantia de uma melhor qualidade de vida no trabalho, pois somente desta maneira administradores conseguiram obter resultados satisfatórios e eficazes em suas equipes.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

Na maioria dos casos, os administradores buscam resultados por meio das pessoas, que são o seu produto final no âmbito do comportamento organizacional, dai o grande interesse de se conhecerem formas de como influencia-los.

Fiorelli (2011), afirma que conseguir dos profissionais uma ótima percepção para as filosofias de um “Programa da Qualidade” nada tem de complexo; o desafio é conseguir que a atitude transforme-se em comportamento. No entanto as atitudes dos indivíduos vêm transformando-se ao longo da vida e a partir desta divergência entre elas e os comportamentos, ocorrem variáveis níveis de tensão psicológica.

“Assim, o individuo percebe a atitude como parte integrante de sua maneira de ser; ela pode conter elementos não observáveis e refletir-se em mais de um tipo de comportamento, em função das circunstâncias”. (FIORELLI, 2010, p.85).

Muitos são os fatores que influenciam no comportamento das pessoas, como: fatores ligados ao estimulo; fatores ligados ao individuo; fatores ligados ao meio; fatores ligados à sociedade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com