TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: Jovem Na Escola

Ensaios: Projeto: Jovem Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE FRASSINETTI DE RECIFE

PÓS-GRADUAÇÃO

PSICOLOGIA SOCIAL

INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS COM GRUPO DE RISCO E VULNERABILIDADE SOCIAL

ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVANÇÕES PSICOSSOCIAIS

Discente: Luane Ferreira de Lima

Projeto: Jovem na Escola

CONTEXTO

Os bairros escolhidos para serem atendidos com o projeto proposto foram: Cajueiro Seco e Prazeres. Ambos localizados no município do Jaboatão dos Guararapes considerados os dois mais populoso e consequentemente com inumeros problemas sociais, uma vez que os bairros perifericos acabam por não serem atendidos em suas reais necessidades pelos poderes públicos em detrimento das àreas de maior interesse economico e expeculação imobiliária como Piedade, Candeias.

A população dos bairros em destaque carencem de inumeros serviços públicos, sobretudo, pela elevada demanda na áreas de saúde, onde as unidades são insuficiente para o atendimento, bem como a falta de algumas especialidades médicas que fazem o tempo das consultas esticar-se por meses. A falta de água aliada aos inumeros problemas de ausência de saneamento, contribui significativamente para o agravo e proliferação de doenças entre a população.

Moradias adquadas, educação e qualificação profissional de qualidade, trabalho, cidadania e lazer são algumas das lacunas evidenciadas nessas áreas de gandes contigentes populacionais e de todas as idades. Os jovens acabam muitas vezes apenas reproduzido as únicas práticas que os cercam, muitas vezes acabam se vendo limitados aquela realidade dos seus país e parentes. O desemprego, a bebedeira, as drogas, a gravidez tornam-se muitas vezes o único caminho de muitos dos adolescentes.

A escola sem dúvida é uma grande ferramenta de transformação da realidade desse adolescente, no entanto muitas se encontram fragilizadas. As Escolas Estaduais Felipe Camarão-Prazeres e Rubnes Moreira-Cajuiero Seco concetram juntas ceca de quatro mil adolescentes, todos cursando o ensino médio em regime semi e integral. Grande parte do alunado são dos bairros em questão mas, existem também alunos de bairros vizinhos. As escolas apresentam um elevado número de alunas grávidas, ou que já tiveram filhos.

JUSTIFICATIVA

A temática em questão (gravidez na adolescência) é vivenciada por um elevado número de famílias, tanto nos bairros de Cajueiro Seco quanto em Prazeres, fato que pode ser observado entre as alunas das Escolas Estaduais: Felipe Camarão-Prazeres e Rubens Moreira-Cajueiro Seco. A gravidez faz parte do cotidiano dos adolescentes e das comunidades em que esses estão inseridos, a exemplo do que aconteceu com uma aluna de 15 anos da escola Rubens Moreira que morreu devido a complicações na gestação. Tal fato foi determinante para a escolha do tema a ser trabalhado com os adolescentes.

Desta forma diante da inicidência da gestação precoce nos grupos de adolescentes das escolas, sentiu-se a necessidade de aprofundar e interver acerca da temática, utilizando-se do papel da Escola nesses territórios, uma vez que, esta tem como papel mais amplo informar, educar e promover o protagonismo e automomia desses adolescentes.

Torna-se evidente a necessidade de articulação das Escolas com outros equipamentos públicos, a exemplo dos postos de saúde, agentes comunitarios, Cras, secretaria da criança e adolescente, progama primeiro emprego, moradia, esporte e lazer e outros, com o objetivo de orientar e prevenir os impactos decorrente da problemática. A articulação demonstra o quanto o sujeito não pode e não dever ser visto em partes mas, em sua totalidade.

. OBJETIVOS

• Promover ações de orientação acerca dos riscos da gravidez na adolescência, métodos contraceptivos como também os impactos na vida dos adolescentes.

• Proporcionar o protagonismo dos adolescentes na comunidade, tornando-se esses multiplicadores do conhecimento apreendido.

METODOLOGIA

O projeto constituirá em sua primeira etapa na elaboração do questionário que será utilizado para a pesquisa acerca da temática escolhida, tendo assim essa pesquisa carater qualitativo. Ainda no primeiro momento convidaremos alguns alunos dos 1ª, 2ª e 3ª anos do ensino médio para participarem diretamente da construção e das intervenções futuras.

Posteriormente na segunda etapa, perante os achados colhidos com os questionários serão desenvolvidas ações como palestras e rodas de diálogos entre os alunos colaboradores de cada escola. Depois do período de aprofundamnto acerca da temática e munidos de muitas informações e materiais os estudantes serão responsáveis pela divulgação dos resultados das pesquisas, ou seja, pela devolutiva da pesquisa, além de promovorem as palestras, filmes, rodas de dialogos com as turmas das escolas.

Esses mesmos alunos serão responsávies por novos temas trabalhados nas escolas, temas que tratam da realidade dos adolescentes e que pedem urgência no debate, também serão responsaveis em incorporar novos membros ao projeto e de também ampliar sua atuação em outras escolas, ate mesmo implantado o projeto em outras escolas, praticado aquilo que falamos: jovens falando pra jovens, ou seja, falando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com