TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto- Meio Ambiente

Por:   •  15/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

Nome: Maria Célia Nascimento dos Santos

RA: 1140443

Disciplina: Didática

Professor: Alexandre José Cruz

Atividade de Prática no Portfólio- 12ª Semana

Descrição da atividade

Roteiro para elaboração de Projeto

 1.Identificação do Projeto Nome do projeto.

Período de duração.

 Número de alunos e séries envolvidas.

 Disciplinas que integrarão o projeto.

 2. Justificativa (Por quê?): mostrar a relevância do tema escolhido e o alcance social que as ações do projeto proporcionarão.

 3. Objetivos (Para quê?)

 4. Desenvolvimento metodológico e estratégias (O quê? Como fazer?): para que os objetivos e metas sejam alcançados, determinadas metodologias (estratégias didáticas) têm de ser desenvolvidas na prática. Elas dizem respeito ao que fazer e como fazer.

 5. Recursos e materiais didáticos (Com o quê?): referem-se à disponibilidade de meios: físicos, materiais e humanos. Trata-se de um levantamento de todos os recursos previstos para o desenvolvimento do projeto, bem como as providências a serem tomadas para se obter esses recursos.

 6. Avaliação (acompanhamento, mapeamento): são os momentos da verificação da concretização parcial e total dos objetivos e metas. Para tanto, é necessário também prever os instrumentos de avaliação, sejam eles quantitativos ou qualitativos.

Projeto:

1) Meio Ambiente-Preservando com Reciclagem

Periodo de duração: Duas semanas ou mais

Turma do Pré II

Idade: 6 anos

Disciplina: Ciências.

                                  2)Justificativa:

A preservação do meio ambiente deve ser conscientizada desde criança, pois quando atingirem a idade adulta estarão bem formalizados, pois sabemos que é bem mais fácil levar-las a entenderem melhor sobre a importância da natureza na vida de todos, e essa educação ambiental deve ser tratada como parte de suas vidas, fazendo parte de seu dia- dia, envolvendo também a família.

Um dos meios importantes de preservação seria a reciclagem, pois através dela livraria a natureza de muitos desastres ecológicos, essa conscientização pode ser na escola através de vários projetos, na aula de artes trabalhando com materiais recicláveis e outros.

                           

                                 3)Objetivos:

Com este Projeto, pretendo despertar o interesse do aluno sobre a importância de preservar o meio em que ele vive.

Conscientiza-los sobre a preservação do meio ambiente desde cedo, para que se tornem adultos comprometidos a cuidar e protejer o meio em que vivem através de preservação e reciclagem. Apresentando possíveis problemas a surgirem do não cuidar do meio ambiente como: poluição da água e do ar, queimada e extinção de animais aguáticos e terrestres, etc.

                                   4)Metodologia:

Organização das crianças em círculo para que todas se sintam a vontade para uma conversa formal sobre o meio ambiente e reciclagem, criando meios para que elas se expõe criticamente, interagindo com os colegas sobre os assuntos abordados, levantando questionamentos que os conduz a uma reflexão ou resposta como por exemplo: Para onde são levados os lixos recolhidos da rua? O que fazem? Como são separados? Como reutilizamos alguns? E isso contribui com a natureza? Por que? Como? Existem outros meios de proteger a natureza?  De que forma as fábricas e veículos podem poluir o ar? Etc.

-Convidar a turma para um passeio pela comunidade e algum espaço natural visitar algumas fábricas.

-Confecção de moral relacionado ao meio ambiente- construção de uma árvore fazendo colagem de folhas que caem de outras árvores, colagem de sementes secas e também fazer colagem utilisando pó de serra para simbolizar a terrra.

-Confecção de lixeiras, classificando com cores diferentes para cada tipo de lixo: coletor amarelo-metal, azul papel, vermelho plástico, verde vidro e coletor marrom para materiam orgânico.

Confecção de robô com material reciclável- garrafa Pet e tampinhas.

-Utilisar uma meia- calça para plantar alpiste em pó de serra e esse precisa  de ser aguado e acompanhado todos os dias pela turma, crescerá de acordo do formato que foi plantado na meia- calça por exemplo modelar em forma de boneco, de árvore e outros.

                     – músicas-

-Enquanto seu lobo não vem;

-cinco Patinhos;

-salve o nosso Planeta;

- Não atiro o pau no gato;

-minhoca;

-Amigo Planeta etc.

           - Filmes relacionado com a natureza-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com