TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Trabalho Escolar: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  3.797 Palavras (16 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a construção do

Projeto Político-Pedagógico na escola como um processo coletivo,

envolvendo os diversos agentes que fazem parte da realidade

escolar.

Justificamos a pertinência do tema por compreendermos

que a escola possui uma identidade própria, que se constitui sob

a influência da sua realidade local e das diretrizes/ teorias gerais

da educação. Essa identidade nem sempre é explícita ou, mesmo,

reconhecida na própria escola, que acaba por reduzir sua função

ao repasse de conteúdos prontos e acabados, sem relacioná-los

com o público ao qual atende. O projeto pedagógico tem duas dimensões, como explicam André (2001) e Veiga (1998): a política e a pedagógica. Ele "é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade" (André, p. 189) e é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo". Essa última é a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade (Veiga, p. 12). Assim sendo, a "dimensão política se cumpre na medida em que em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica" (Saviani, cit por Veiga, 2001, p. 13).

A escola é responsável pela promoção dodesenvolvimento do cidadão, no sentido pleno da palavra. Então, cabe a ela definir-se pelo tipo de cidadão que deseja formar, de acordo com a sua visão de sociedade. Cabe-lhe também a incumbência de definir as mudanças que julga necessário fazer nessa sociedade, através das mãos do cidadão que irá formar.

Quando a escola assume a responsabilidade de atuar na transformação e na busca do desenvolvimento social, seus agentes devem empenhar-se na elaboração de

uma proposta para a realização desse objetivo. Essa proposta ganha força na

construção de um projeto político-pedagógico.

Projeto Político-Pedagógico: Para Que Serve e a Quem Serve?

Um projeto político - pedagógico ultrapassa a mera elaboração de planos, que só se prestam a cumprir exigências burocráticas:

"O projeto político-pedagógico busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sócio - político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

(...) Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da

intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável,

compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de se definir as ações

educativas e as características necessárias às escolas de cumpriremseus propósitos e sua intencionalidade." (Veiga, 1995).

O projeto político-pedagógico é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É, antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo.

A construção do Plano PPP da nossa escola iniciou em 2002 e todos os anos ele é revisto e modificado. O processo de construção do Projeto Político Pedagógico realizou-se durante as reuniões pedagógicas da escola, ocorridas quinzenalmente, tendo sempre em mente o diagnóstico sobre a realidade da comunidade. Desde o início do ano letivo as discussões a respeito do assunto fizeram parte desses encontros.

As discussões sobre os eixos que subsidiaram este Projeto foram realizadas de forma coletiva, em vários encontros, com a participação da comunidade escolar. A segunda fase de elaboração do Projeto consistiu na revisão do material realizada por uma comissão de professores.

Nosso objetivo maior esta em proporcionar uma escola que respeite a criança em suas individualidades e ofereça condições para que ela possa ter auto-conhecimento e autonomia. Nesse sentido, nossa preocupação é com a educação do homem e não apenas da pessoa em situação escolar, numa instituição deensino.

O aluno passa a ter parte da responsabilidade na sua educação e essa terá como prioridade a criação de condições que facilitem a aprendizagem pessoal. Nosso entendimento é de que o sujeito se constrói num processo contínuo, ligando-se a outras pessoas e grupos, é um ser inacabado que constrói a realidade e por essa é construído. É na interação com a realidade que se dá a sua construção, sempre buscando o convívio possível, a comunicação e o agir em comum, respeitando as diversidades que são características fundamentais da realidade.

No PPP consta todo plano de ação( desempenhado por todos os segmentos da escola) a ser realizado durante todo o ano letivo. Dados de identificação, Histórico, proposta pedagógica, planejamento por turma, hino da escola, conselho de classe.

O Regimento Escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa em nossas escolas. Nele evidenciam-se o compromisso dos profissionais que vivenciam a realidade escolar e as peculiaridades da rede pública de ensino, colaborando para o êxito do trabalho escolar, com o compromisso de oferecer uma educação que valorize a permanência e a efetivação da aprendizagem do aluno.

Toda organização deve possuir um conjunto de normas e regras que regulem a sua atividade traduzida em um documento que esteja disponível para a consulta de toda a comunidade escolar. O processo de construção do Regimento Escolar propicia oaperfeiçoamento da qualidade da educação, ao definir a responsabilidade de cada um dos segmentos que compõem a instituição escolar, e ao buscar garantir o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com