TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protocolo De Observação

Artigos Científicos: Protocolo De Observação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  414 Visualizações

Protocolo de observação

Nome do observador:_________________________

Objetivo da observação: (Exemplo: Estudar a interação entre os alunos do Centro de Educação Infantil durante a recreação.)

Data: __/___/___ Horário: Início: ___ Término: ___

Diagrama da situação: (Desenho do ambiente físico)

Leganda: (Legenda do diagrama)

Relato do ambiente físico:

(Exemplo:

Área de recreação do CEIM, medindo aproximadamente 8 metros de comprimentos por 6 metros de largura, ao ar livre. A área contém um portão na parte frontal do ambiente e dois pés de manga no meio do local. O chão é de areia branca e sobre a areia estão espalhados os seguintes brinquedos: cinco bolas, cinco baldes, oito pás, três cavalos de pau, dois caminhões, quatro carros, um escorregador e um túnel de plástico colorido. A área possui um espaço com telhado, de aproximadamente 3 metros de comprimento por 4 de largura, com os seguintes brinquedos: duas traves de futebol, uma cesta de basquete, uma mesa, e sobre a mesa, três bonecas e quatro panelas de plástico.)

Descrição do sujeito observado

(Exemplo:

S, grupo de vinte crianças de ambos os sexos, sendo13 meninas e 7 meninos, entre 2 e 3 anos de idade, classe média, alunos do CEIM.)

Relato do ambiente social

(Exemplo:

Estão presentes no ambiente um pai (M), duas professoras (P) e duas auxiliares (A), classe média. O pai e uma professora tentam interagir um dos meninos com os outros alunos. As crianças brincam sob os cuidados de uma professora e das auxiliares.)

Técnica de registro

Observação

Registro: (Relatar o que é observado, em tempo presente)

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com