TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protocolo De Observação

Trabalho Universitário: Protocolo De Observação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Um protocolo de observação, para registrar o comportamento das crianças durante as brincadeiras, é uma ferramenta de trabalho que pode ser utilizada pelos profissionais da saúde e da educação. O objetivo desta pesquisa é apresentar os passos da construção de uma metodologia observacional para coletar dados de crianças brincando no ambiente escolar. Doze crianças de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental participaram da pesquisa. Os resultados auxiliaram na construção de uma metodologia observacional que incluiu a elaboração de um protocolo para orientar os procedimentos dos pesquisadores. Os passos para a elaboração do protocolo envolveram aspectos éticos, com termos de consentimento livre e esclarecido e aprovação de comitê de ética, e metodológicos, com elaboração de procedimentos, busca teórica e definição de categorias. As conclusões apontam que a utilização de um adequado protocolo de observação facilita na codificação dos comportamentos observados conduzindo os pesquisadores a uma discussão mais fidedigna dos resultados.

A observação é um exame minucioso e atento sobre um fenômeno ou parte dele e torna-se uma técnica científica à medida que serve a um objetivo formulado de pesquisa, é sistematicamente planejada, registrada e ligada a proposições gerais (Richardson, 1999). Batista (1996) afirma que pesquisa observacional direta é somente aquela em que o fenômeno é observado sem o auxílio de instrumentos ou de contato físico com o organismo estudado. Cole e Cole (2004) concluíram que os estudos de observação são um marco na pesquisa em crianças e uma fonte fundamental de informações sobre o desenvolvimento infantil.

Uma maneira de reunir informações objetivas sobre as crianças é estudá-las em seu ambiente natural, ou seja, através de observações naturalísticas. Estas observações naturalísticas podem ser contingenciadas a um único contexto ou podem ser empregadas para reunir dados de vários ambientes. Esse último tipo de estratégia de observação é freqüentemente usada para estudar a ecologia de uma criança. As observações naturalísticas permitem o acesso a características do comportamento e de seus fatores determinantes, que de outro modo, seriam impossíveis de serem obtidos (Dessen & Murta, 1997). Além disso, a situação natural, ou de campo, permite o estudo de comportamentos que, por questões éticas, não podem ser produzidos em laboratório (Pepler & Craig, 1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com