TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicanálise perguntas respondidas

Por:   •  11/6/2017  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo dirigido de psicanálise

1. "A Psicanálise é um método para o tratamento de pessoas psiquiatricamente doentes através de meios psicológicos, ou seja, sem aparelhos, drogas ou hipnose" (WINNICOTT, D., Tudo começa em casa, São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. XIII).
Baseando-se no trecho acima citado, responda (0,1 - 0,05 cada):
(a) Qual o motivo pelo qual Freud abandonou a hipnose e o método catártico? Explique.
(b) Qual o método passou a adotar e em que ele consiste?


2. Freud usou alguns mitos gregos na elaboração dos conceitos da psicanálise. Qual mito corresponde àquela fase do desenvolvimento psicossexual, chamada por Freud de "fase fálica", que é caracterizada pela incorporação da moralidade e pelo investimento de energia na genitália? Em poucas linhas, conte o essencial do mito e disserte o conceito relacionado a ele, que Freud entende ser estruturante para a vida psicossexual de todo indivíduo (0,1).

3. O que é o inconsciente para Freud? Cite, pelo menos, dois exemplos de sua vida cotidiana de manifestações do inconsciente (0,1).

4. Complete as frases abaixo com as seguintes palavras (0,2 - 0,04 cada):
Mecanismos de defesa - Negação - Projeção - Formação reativa - Sublimação

(a) Os __________________ indicam processos inconscientes efetuados pelo "ego" de um indivíduo a fim de protegê-lo de sentimentos desagradáveis relacionados a seus conteúdos inconscientes.
(b) O mecanismo de _________ representa uma alteração da realidade psíquica do indivíduo no sentido de ele não reconhecer alguns conteúdos inconscientes como sendo seus. Por exemplo, os amigos de Maria dizem-na que ela está muito calada. Ela logo retruca: "Quem, eu? Vocês é que estão falando demais!".
(c) Às vezes, alguns indivíduos tomados por um forte desejo por outra pessoa atribuem estes seus conteúdos inconscientes à própria pessoa que eles desejam, como se, na verdade, eles próprios fossem desejados por ela. A ___________ é o processo inconsciente que opera neste caso a fim de proteger o indivíduo dos sentimentos desagradáveis relacionados a tais conteúdos inconscientes.
(d) Uma mãe dedica todo seu amor e carinho a seu filho recém-nascido de uma forma bastante espontânea. Anteriormente, contudo, enquanto estava grávida, ela dizia a todos que a sua gravidez era uma maldição e que não poderia ter aquele filho. Todos ficaram sem entender os seus comportamentos atuais para com seu filho. - Neste caso, opera o que Freud chamou de ____________.
(e) José foi acometido por uma grave obsessão. Ao começar um tratamento com um psicólogo, passou a escrever poesias muito bonitas. Podemos dizer que, neste caso, operou a ____________.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com