TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicodrama

Resenha: Psicodrama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 2

Psicodrama bipessoal: Que é o atendimento do cliente somente pelo terapeuta, e o processo psicoterapêutico se desenvolvem na relação dois a dois. No lugar de egos auxiliares, nas dramatizações são utilizados objetos tais como: almofadas ou blocos. Seu objetivo é promover que a pessoa tenha uma nova percepção de si própria e obtenha conhecimentos que serão os recursos que lhe dê possibilidade de enfrentar sozinhas (o) as situações e circunstâncias que lhe geram os seus conflitos interiores. O propósito do psicodrama bipessoal é tornar o cliente capaz de confrontar com as situações que lhe ocorreram, com a capacidade de tomar a ação apropriada. Nele há algumas vantagens e desvantagens sendo a vantagem o aspecto intimidade que se estabelece com o paciente, podendo confiar no terapeuta suas vivências intimas; é indicado para os doentes com dificuldade em participar num grupo, ou com patologias (doenças ou distúrbios) muito graves. Há limitações quanto a distancia terapêutica; e sem similar na vida real.

Psicodrama individual com egos auxiliares: apenas o cliente, o diretor e o ego auxiliar. É uma modalidade de psicodrama mais eficientes que existe em determinadas situações. A presença dos egos auxiliares possibilita o estabelecimento rápido de clima terapêutico, ocorre à distância terapêutica eficiente com diretor nas dramatizações, pois o terapeuta não precisa envolver nas cenas. Suas limitações é que na relação estabelecida é uma relação com pouco similar na vida real, e também pelo alto preço, pois alem do paciente pagar os honorários do terapeuta, terá que pagar honorários para um ou mais egos auxiliares.

Psicodrama grupal: o psicodrama grupal proporciona uma experiência similar a da vida cotidiana. Precisa-se de um grande numero de participantes com pouca ligação entre eles, para participar numa única sessão. No psicodrama grupal ocorre uma troca mútua, um auxilia o outro no grupo,principalmente para aqueles pacientes que são mais tímidos, através do grupo ele começa a se soltar. No psicodrama grupal possibilita o cliente a lidar com sua intimidade frente um publico, outra vantagem é pelo seu baixo custo, sendo uma terapia mais eficiente, com possibilidade de alcance extremamente profundo e, sendo a mais barata entre todas as modalidades de psicodrama. Mas também há limitações, pois não é indicada para qualquer tipo de cliente, pois clientes com grau de psiquismo caótico não deve ser inserido neste tipo de terapia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com