TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicodrama Jacob Levi Moreno

Tese: Psicodrama Jacob Levi Moreno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Tese  •  2.049 Palavras (9 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 9

BREVE HISTÓRICO:

Jacob Levy Moreno (1889-1974), o criador do Psicodrama, era de família judia, originária da península ibérica, radicada na Romênia. Ele tinha cinco anos de idade quando sua família fixou-se em Viena, onde mais tarde estudou Filosofia e Medicina. Desde muito cedo, Moreno dedicou-se a trabalhos experimentais, utilizando o teatro como metodologia e, discutindo problemas sociais com grupos de pessoas. Em1921, fundou o "stegreiftheater" (teatro da espontaneidade) cujo objetivo era desenvolver a capacidade criadora e a espontaneidade do ser humano. Em1923, ele descobriu a ação terapêutica da dramatização, fundando o teatro terapêutico. Em1925, emigrou para os EUA, onde criou a psicoterapia de grupo, a sociometria e o psicodrama público. Em 1934, Moreno publicou"Who shallsurvive?", sua obra mais importante, reeditada em 1953 com o título "Fundamentos de lasociometria", em Buenos Aires. Em1942, fundou o Instituto Moreno de New York e a Sociedade Americana de Psicoterapia de Grupo e Psicodrama. Daí para frente houve uma expansão mundial de suas teorias, para as quais criou um projeto amplo chamado de “Projeto Socionômico”.

Em 1937 é construído o seu primeiro teatro terapêutico, em Beacon House, situado a 90 km

de Nova York. Nesse mesmo ano ele lança a Revista Sociometria e incorpora-se à Universidade de Colúmbia e de Nova York. Na década de 40, logo nos primeiros anos Moreno funda a Sociedade Americana de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo (IAGP).

CONCEITOS:

O psicodrama é uma abordagem de transformação no aqui-e-agora, através do emprego

de regras fundamentais da imaginação e sem cair no abismo da ilusão, da alucinação ou do delírio. (MORENO, apud KELLERMANN, 1992:124).

O Psicodrama nasceu como uma abordagem sócio-psicoterápica construída por Jacob

Levy Moreno (1889-1974) na primeira metade do século passado. Apesar de médico, Moreno

sempre foi muito implicado com as questões referentes às relações sociais e, ao mesmo tempo, envolvido com a arte. Essa implicação é anterior ao início da sua vida acadêmica, por isso que é fundamental, para conhecer a história do psicodrama e de toda a socionomia, que é o conjunto da obra moreniana.

Podemos afirmar que o psicodrama é uma abordagem que se situa na interface entre a arte

e a ciência, mantendo os benefícios de ambas. Foi definido pelo seu criador como o método que estuda as verdades existenciais através da ação, pois em grego, etimologicamente, a palavra “drama” significa “ação”. Surgiu como uma reação aos métodos individualistas e racionalistas predominantes e privilegiou o estudo do homem em relação, como um ser bio - psico - social e cósmico.

O psicodrama de Moreno é uma a ação que busca acoplar em seus métodos trabalhando tanto com as relações interpessoais com as ideologias particulares e coletivas. É orientado pela emoção, pelo grupo e pela co-criação, pois busca promover estados espontâneos, discriminar e integrar, com certa harmonia, o individual com o coletivo, o mundo interno com a realidade. compartilhada. Produz catarse emocional e insights cognitivos. Para isso, usa tanto a comunicação verbal como a não verbal.

Moreno pretendeu que cada sessão psicodramática fosse uma experiência existencial.

Através do discurso Moreniano, podemos encontrar os conceitos básicos da fenomenologia

existencial, tais como: existência, ser, temporalidade (o aqui - e - agora), espaço, encontro,

liberdade, projeto, percepção, corpo, imaginário, linguagem, sonhos, vivência, etc.

Para Moreno, "uma resposta provoca cem perguntas". Por ser um

método aberto, não se conclui que o método psicodramático seja caótico e desordenado, mas pelo contrário, ele permite acompanhar um mundo em constante movimento de criação

(GONÇALVES et ali, 1988, p.28).

O Psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: Tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), Empatia (tendência para se sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas pela outra pessoa.), Co-inconsciente (vivências, sentimentos, desejos e até fantasias comuns a duas ou mais pessoas, e que se dão em "estado inconsciente".) e Matriz de Identidade (lugar do nascimento).

Moreno descreve, para a cena psicodramática, tomando do modelo teatral os cinco elementos que se distinguem em:

1. Cenário: neste continente desdobra-se a produção e nele podem-se representar fatos simples da vida cotidiana, sonhos, delírios, alucinações.

2. Protagonista: o protagonista pode ser um indivíduo, uma dupla ou um grupo. É quem, em Psicodrama, protagoniza seu próprio drama. Representa a si mesmo e seus personagens são parte dele. Palavra e ação se integram, ampliando as vias de abordagem.

3. Diretor: o psicoterapeuta do grupo é também o diretor psicodramático. Sua função é propiciar e facilitar o bom desenvolvimento da cena dramática.

4. Egos-auxiliares: São as pessoas que contracenam com o protagonista, podendo ser profissionais ou participantes do público que são convidados a subir no palco terapêutico.

5. Público ou platéia: são os membros do grupo que participam assistindo a cena dramática.

A teoria socionômica de Moreno

Os principais ramos da teoria socionômica são: a sociodinâmica, a sociometria e a

sociatria. A socionomia, como a totalidade da obra Moreniana, significa o estudo das leis que

regem as relações humanas; a sociodinâmica é a parte da socionomia que estuda o

funcionamento das relações interpessoais (seu principal método é o role playing); a sociometria estuda a estrutura destas relações e a mensuração de relação entre as pessoas (seu principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com