TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada

Exames: Psicologia Aplicada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

AULA 1 - faça um resumo sobre o que é Psicologia

A medida em que o homem vai construindo e modificando a si e a seu mundo, da mesma forma a psicologia vem se modificando. Quando o homem pensa a cerca do mundo e de si próprio elabora idéias psicológicas que se referem a processos individuais como as emoções. A psicologia procura compreender o homem e seu comportamento para facilitar a convivência consigo próprio e com o outro.

O termo psicologia pode ser definido em dois contextos: o de senso comum e o cientifico.

Na psicologia de senso comum é o que já utilizamos no dia-a-dia, exemplo quando passamos a amigos ou outras pessoas experiências vividas, conselhos, etc.

No contexto cientifico existe um rigor de se deve comprovar das ações. Exemplo comprovar cientificamente com instrumentos e pesquisas que determinado comportamento é agressivo.

Aula 2 - Discorra sobre a segunda teoria do aparelho psíquico elaborada por Freud.

Na segunda teoria do aparelho psíquico são introduzidos novos conceitos aos três sistemas da personalidade: id, ego e superego.

O id refere-se ao inconsciente, é regido pelo principio do prazer, da satisfação, nele não há limites, é impulsivo, quase que instintivo.

O ego é ponto de equilíbrio entre o id e o superego, é o chamado "realista", é o que percebe, pensa, sente, lembra, é e sabe dosar as exigências do id e as ordens do superego.

O superego é aquele "limitador", o que é muitas vezes mal visto. É o que reprime, proibi, impõe limites, é aquele que sempre nos faz pensar se "... Isso é errado, não devo fazer. Já aquilo é certo.”; está relacionado com as questões morais e ideais, com as nossas crenças e valores.

AULA 3 -Comente qual a importância do trabalho em grupo para o Administrador de Empresas.

Trabalhar em grupo não é, apenas, uma técnica administrativa. É, também, um princípio de gestão!

É um exercício de comunicação, paciência e permissão. Permissão para que as pessoas encontrem seus espaços para propor e testar novas idéias, inovar. Todos nós temos diversos exemplos de soluções que foram dadas por pessoas que não nos pareciam capazes de tal atitude.

O trabalho em grupo para um administrador de empresas é muito importante a medida em que esse gestor fornece subsídios necessários ao seu grupo com o intuído de que, juntos, todos possam alcançar e superar seus objetivos, suas metas.

AULA 4- Leia a aula 4 e elabore um texto sobre liderança

Quem é líder? Não é alguém que simplesmente diz para você o que fazer. Isso é apenas um chefe. Um líder é alguém que você deseja seguir, sem que isso seja obrigatório. A autoridade faz parte do processo para a vida em sociedade e no trabalho, mas não basta para tornar um líder.

O líder atrai os outros para si, tem influencia sobre seu grupo que confiam em seu líder em uma toma de decisão ou para que juntos possam superar desafios e metas, cumprir com seus objetivos.

A autoridade é dada, mas a liderança necessita ser conquistada.

Algo também fundamental ao líder é ter boa comunicação com grupo, tendo um bom convívio interpessoal conhecendo as necessidades e as capacidades de cada um.

Liderança é a habilidade da qual se pode fazer uso, para conduzir e influenciar as pessoas a trabalharem entusiasticamente, provocando mudanças de comportamentos e atingindo objetivos comuns.

AULA 5- Comente o que você entendeu por inteligência, produzindo um texto

Inteligência é a capacidade de resolver problemas, compreender idéias, interpretar informações transformando-as em conhecimento e, também, a capacidade de criar, inovar. É um componente “biológico/psicológico” que difere o ser humano das outras espécies.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com