TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Ao Direito

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  294 Visualizações

Exercício Psicologia Aplicada ao direito

1) Pode o psicólogo Jurídico no ambiente da justiça prestar atendimento clínico (tratamentos de transtornos mentais) às partes envolvidas em algum processo judicia?

1.1 Resposta: Não! O transtorno mental deve ser tratado, ou acompanhado por um psiquiatra. Não pe de competência do Psicologo, tratar este tipo de transtorno, é sim, um estudo cientifico do pensamento e comportamento humano. Relações entre mundo e personalidade.

2) O psicólogo jurídico no ambiente das instruções prisionais (presídios, penitenciarias) pode prestar atendimento clinico aos condenados?

2.1 Resposta: Sim! Dentro do contexto prisional, a atuação do psicólogo foi reconhecida oficialmente a partir da promulgação da Lei de Execução Penal de 1984, em que é instituída a presença de um psicólogo nas Comissões Técnicas de Classificação (CTCs). Porém, o trabalho psicológico dentro das instituições carcerárias não se limita à CTC. O psicólogo jurídico pode atuar junto aos que cumprem pena privativa de liberdade de forma individual ou grupal, com os egressos do sistema prisional, efetuar um trabalho com os familiares dos mesmos como também com os funcionários. É, portanto, uma atuação em que se procura promover mudanças satisfatórias não só em relação às pessoas em cumprimento de pena, mas também em todo sistema, visando sempre a garantia dos direitos humanos. O trabalho psicológico vem trazendo muitos resultados positivos para a instituição carcerária, bem como para a sociedade em geral.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com