TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Ao Direito

Dissertações: Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Começaremos definindo a palavra psicologia, em que “psique” significa mente e “logia” conhecimentos/estudos, ou seja, a palavra psicologia significa o estudo da mente. Já o conceito de psicologia e não da palavra, pode ser caracterizado como um estudo cientifico do comportamento e dos processos mentais. O comportamento refere-se às ações do ser humano, como ler,escrever,falar.E os processos mentais são as experiências internas,sonhos,desejos,angustias.

1

Áreas que abrangem a psicologia

A ciência da psicologia é uma só co o objeto de estudo que é o homem. Mas a psicologia pode ser expressar de diferentes maneiras como, por exemplo, as areais que abrangem a psicologia, são elas:

• Psicologia Geral

•Psicologia Jurídica

•Psicologia Clinica

•Psicologia Hospitalar

•Psicologia do Desenvolvimento

Psicologia do Desenvolvimento

Essa psicologia do desenvolvimento é uma especificação que estuda o desenvolvimento do ser humano de todas as formas. Refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico, o crescimento orgânico é o aspecto físico do ser humano. Esse desenvolvimento mental possui uma construção continua que as formas de organização da mente da nossa mente vão se aperfeiçoando e se solidificando. Em algumas vezes estas estruturas mentais nos acompanham ao longo da vida.

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano

•Hereditariedade: A carga genética e o potencial do individuo pode ou não desenvolver-se, como por exemplo, a inteligência.

•Crescimento orgânico: É o aspecto físico do ser humano.

•Maturação neurofisiologia: é o que torna possível certo padrão de comportamento do individuo.

•Meio: São as influencias e as estimulações ambientais que certo individuo pode ter por conta de pessoas, situações.

Psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget

Existem diversas teorias relacionadas ao desenvolvimento humano, porém, citaremos a teoria do biólogo e psicólogo Jean Piaget.

Ele dividiu os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Segundo Piaget o desenvolvimento é caracterizado por aquilo que o individuo consegue fazer de melhor em cada faixa etária.

2

Psicologia fisiológica

A Psicologia Fisiológica é a divisão da Psicologia que estuda os mecanismos neurais do comportamento por meio da manipulação direta do cérebro em experimentos controlados - métodos cirúrgicos e elétricos de manipulação cerebral são mais comuns. Os sujeitos da pesquisa em psicologia fisiológica quase sempre são animais de laboratório. Isso porque o foco na manipulação direta do cérebro e de experimentos controlados impede o uso de sujeitos humanos na maioria dos casos. Também há uma tradição de pesquisa pura na psicologia fisiológica; a ênfase está em pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de teorias do controle neural do comportamento em vez de pesquisas que apontem para algum benefício prático imediato.

Psicologia experimental

Os psicólogos experimentais conduzem pesquisas sobre processos psicológicos básicos,entre eles a aprendizagem,a memória, as sensações, a percepção, a cognição e as emoções.Estes estão interessados em responder a perguntas do tipo: de que maneira as pessoas se lembram das coisas, e o que faz com que elas se esqueçam?

Psicologia da personalidade

A Psicologia da Personalidade é a área que estuda e procura explicar as particularidades humanas que influenciam o comportamento. A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa, sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. No senso comum o termo personalidade é usado para descrever características marcantes de uma pessoa, como “essa pessoa é extrovertida ou aquela menina é tímida”, porém o conceito de personalidade está relacionado as mudanças de habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, e ao modo constante e particular do indivíduo perceber, pensar, sentir e agir, além da interferência de fatores culturais e sociais nessas características.

Psicologia clinica e aconselhamento básico

Os psicólogos clínicos estão interessados principalmente no diagnostico, nas causas e no tratamento dos distúrbios psicológicos. Os psicólogos de aconselhamento se preocupam com problemas “normais” de adaptação a um contexto, que a maioria de nós enfrentamos em algum momento da vida, como, por exemplo, escolher uma carreira ou lidar com problemas no casamento.

3

Psicologia Social

Os psicólogos sociais estudam de que maneira as pessoas influenciam umas às outras.Eles investigam assuntos como a primeira impressão e a atração interpessoal; de que modo as atitudes são formadas, mantidas ou alteradas; o preconceito; a conformidade; e se as pessoas que fazem parte de um grupo ou estão em meio a uma multidão se comportam de maneira diferente de quando estão sozinhas.

Psicologia Industrial e Organizacional (I/O)

Psicólogos que trabalham para industrias e empresas preocupam-se com questões praticas como, por exemplo, selecionar e treinar funcionários,melhorar a produtividade e as condições de trabalho, e o impacto da informatização e da automação nos trabalhadores.

Questões permanentes

O que os psicólogos que estudam organizações,distúrbios psicológicos,memória e cognição,genética comportamental ou apego de crianças têm em comum? Todos os psicólogos partilham um interesse comum em cinco questões permanentes, que perpassam suas áreas de especialização e desvendam a essência do que significa ser humano.

Pessoa-situação: Até que ponto o comportamento é resultado de processos internos a qualquer pessoa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com