TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Ao Direito

Ensaios: Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Após algumas pesquisas, verifiquei mais algumas áreas de atuação do Psicólogo na área jurídica, como por exemplo os que seguem:

• O Psicólogo Perito: que tem atuação através de investigação e análise dos fatos e pessoas, enfocando os aspectos emocionais e subjetivos das relações entre as pessoas, estabelecendo uma correlação de causa e efeito das circunstâncias.

SILVA, Denise Maria Perisini da. Psicologia jurídica no processo civil brasileiro. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2003. p.5

• O Psicólogo no Sistema Prisional: A atuação do psicólogo dentro do sistema prisional é bastante abrangente, pois as demandas são muitas. Além de participar das Comissões Técnicas de Classificação, o psicólogo pode trabalhar junto aos sujeitos que estão cumprindo pena privativa de liberdade, familiares e comunidade como também dos próprios profissionais que atuam dentro da instituição.

Fonte: <http://psicologado.com/atuacao/psicologia-juridica/a-atuacao-do-psicologo-juridico-no-sistema-prisional#ixzz34xMECHYw> Psicologado - Artigos de Psicologia

• O Psicólogo Forense: A Psicologia Forense como o próprio nome diz, tem atuação nos procedimentos psicológicos realizados dentro do foro.

• O Psicólogo Criminal: Tem atuação junto com os peritos policiais para avaliar as questões psicológicas dos infratores, auxiliando nos processos em andamento, assim como o Psicólogo Assistente Técinico.

• O Psicólogo Judiciário: tem atuação dentro das Varas diversas nas diversas esferas da Justiça Brasileira.

Fonte: http://www.psicologiananet.com.br/psicologia-juridica-campo-de-atuacao-da-psicologia-juridica-e-trabalho-do-psicologo-perito/2866/

RESUMO:

Analisando a pesquisa efetuada, pude observar que o campo de atuação do Psicólogo no âmbito Jurídico é bem amplo e de suma importância, no que tange o complexo sistema judiciário brasileiro e os diversos pareceres, relatórios que podem auxiliar a verificação da culpabilidade ou não de um indivíduo, ou avaliar a possibilidade de liberdade de um detento, através de sua análise psicológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com