TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Ao Direito

Dissertações: Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA – 08/03/2013

1. a). Vários fatores podem ter influenciado Rey Ramos a buscar um futuro diferente dos outros jovens de South Bronx. Na infância, ele alega ter sentido vergonha de ter visto sua mãe chorando na frente do diretor da escola que o expulsou na oitava série; depois, descoberta sua habilidade com os números, seus professores de Matemática e Biologia passaram a motivá-lo; além disso, havia uma necessidade de superação para provar para o pai que poderia ter um destino diferente; e, por fim, ele acatou a sugestão da professora de Biologia de ir para Havard e prometeu não perder tempo enquanto estivesse lá.

b). A Psicologia, em suas diversas áreas, tem várias teorias que podem explicar a história de sucesso de Rey Ramos. Algumas destas teorias defendem que motivação, inteligência e necessidade de superação podem determinar a formação de um indivíduo, estando presentes em seus genes ou por fatores externos.

c). Motivação é um fator externo, determinado pelo ambiente; e inteligência é um fator interno, já pré-determinado nos genes do indivíduo.

2. Psicologia é um estudo científico do comportamento e dos processos mentais. É importante deixar claro que os Psicólogos não estão interessados somente em comportamentos anormais, mas toda forma de manifestação de pensamento e de comportamento humano.

3. De acordo com a APA (American Psychological Association ou Associação Norte-Americana de Psicologia), a Psicologia possui mais de 50 divisões, sendo as principais dela: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Fisiológica, Psicologia Experimental, Psicologia da Personalidade, Psicologia Clínica e de Aconselhamento Psicológico, Psicologia Social e Psicologia Industrial ou Organizacional.

4. a). Psicologia do Desenvolvimento: estuda o crescimento físico e mental dos seres humanos desde o período pré-natal até a velhice, passando pela adolescência e pela idade adulta. Existem os Psicólogos Infantis (trabalham com bebês e crianças), os Psicólogos da Adolescência e os Psicólogos da Maturidade (trabalham com adultos e idosos).

b). Psicologia Fisiológica: estuda a natureza biológica do comportamento, dos pensamentos e das emoções humanas, através da análise do cérebro e do sistema nervoso. Dessa forma, estuda a bioquímica do corpo e a maneira como os hormônios, os medicamentos psicoativos e as “drogas sociais” afetam as pessoas. Também investiga o impacto da hereditariedade nos traços normais e anormais do comportamento humano.

c). Psicologia Experimental: estuda os processos psicológicos básicos, como aprendizagem, memória, sensações, percepção, cognição, motivação e emoções.

d). Psicologia da Personalidade: estuda as diferenças existentes entre indivíduos com relação aos traços de ansiedade, sociabilidade, auto-estima, motivo de realização e agressividade. Além disso, busca entender as causas pelas quais algumas pessoas são temperamentais e nervosas e outras são alegres e despreocupadas, algumas pessoas são tranqüilas e precavidas e outras inquietas e impulsivas. Também tentam entender se homens e mulheres de diferentes grupos culturais e raciais possuem diferenças consistentes nas características como ansiedade, sociabilidade e consciência. A tentativa de entender se determinada característica é um traço estável da personalidade ou uma resposta da situação social é um fator marcante dos Psicólogos da Personalidade.

e). Psicologia Clínica e Aconselhamento Psicológico: é a maneira que os Psicólogos em geral mais são vistos pela sociedade – o terapeuta que atende pacientes. É a divisão interessada em diagnosticar, descobrir as causas e tratar os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com