TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Ao Direito

Casos: Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

A Psicologia científica, por muitos anos,foi focada na patologia e na reparação do dano. Segundo alguns autores como Seligman , é necessária também a atenção aos aspectos sadios do desenvolvimento humano. Tendo em vista esta perspectiva, a ciência psicológica busca transformar velhas questões em novas possibilidades de compreensão de fenômenos psicológicos como felicidade, otimismo, altruísmo, esperança, alegria, satisfação e outros temas humanos, tão importantes para a pesquisa quanto depressão, ansiedade, angústia e agressividade.

O otimismo é a característica mais relacionada com a psicologia positiva ,professor de psicologia Martin Seligman sustentado por estudos científicos, afirma que o otimismo pode ser aprendido, e enumera as situações onde o indivíduo pode ser educado para ser otimista.

O otimista e o pessimista se distinguem um do outro segundo três dimensões.

• A primeira dimensão se refere a achar que a infelicidade é permanente. O otimista tende a achar que tudo vai passar, enquanto o pessimista acha que vai durar para sempre.

• A segunda dimensão trata propagação. O otimista tende a ver a infelicidade como especifica e circunscrita à situação, enquanto que o pessimista enxerga a infelicidade contaminando tudo na sua vida.

• A terceira dimensão é a da personalização. O otimista tende a achar que não é sua culpa, e que a situação pode mudar, enquanto que o pessimista se acha definitivamente culpado, e que nada pode mudar a situação.

Por quê, diante de um mesmo fato, pessoas reagem de modo diferente, principalmente diante das adversidades? Uns a vêem como causas permanentes, pessoais e abrangentes, e outros as encaram como infortúnios passageiros, ou seja, como um desafio a ser vencido, com empenho redobrado.

O otimismo também produz efeitos benéficos para a saúde, podendo impactar de forma positiva o sistema imunológicojá que demonstra, por meio de evidências amparadas em pesquisas científicas, que o otimismo têm o poder biológico de melhorar o estado geral de saúde de uma pessoa.

A mudança do pessimismo para o otimismo envolve, a mudança do estilo explicativo, ou seja, é preciso mudar a maneira como você vê as coisas. Ela tem eficácia porque pode ser usada de modo repetido sem necessidade de medicamentos. Ela produz resultados permanentes, conferindo ao indivíduo a possibilidade de mudar a si próprio.

AUTO-ESTIMA

Estudos e pesquisas confirmam os beneficios da auto-estima positiva e tambem sinaliza o perigo do orgulho.A auto estima afeta diretamente tudo o que fazemos, afeta nosso trabalho, vida social, estudos. É o julgamento que você faz de você mesmo. É autoconfiança, auto-respeito e auto aceitação. É a autoestima que determina se você é capaz de dominar os problemas do dia a dia e sua capacidade de se respeitar e fazer valer os seus direitos e suas necessidades.Auto estima é se sentir confiantemente adequado. É se sentir competente e merecedor. Não ter autoestima é se sentir inadequado, se sentir errado diante das pessoas e da vida. É Achar que não é capaz, não é competente, é se sentir errado como ser humano.

Encontramos questões referentes à autoestima em toda dificuldade emocional. Se você pensar em cada transtorno emocional, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, você verá em cada um destes transtornos a autoestima rebaixada. A falta de autoestima está evolvida em todas as dificuldades emocionais.

O depressivo não gosta de si mesmo, da sua vida, não considera que há nada de tão bom em si mesmo que lhe dê alegria de viver, ou seja, a autoestima está rebaixada. Abuso de álcool , suicídio , violência, em cada um desses quadros tem autoestima negativa envolvida. Uma boa autoestima é extremamente importante para ter uma vida satisfatória, legal, gostosa de ser vivida.

AVALIANDO O COMPORTAMENTO em SITUACOES:

Os pesquisadores da perspectiva social-cognitiva, analisam o efeitos de diferentes situacoes sobre os padroes de comportamento e as atitudes das pessoas.Ou seja, “situacoes “ são simuladas,para observar como a pessoa se comportaria naquela determinada “situacao realista” ,por exemplo: observar candidatos a cargos de gerencia, executando trabalhos gerenciais simulados.Esses procedimentos exploram o principio de que a melhor maneira de predizer o comportamento futuro não e nem por meio de testes de personalidade nem pela intuicao do entrevistador, são os padroes de comportamento passado da pessoa em situacoes semelhantes que contam.

Algus criticos afirmam que que a perspectiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com