TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Ao Direito

Trabalho Escolar: Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia Aplicada ao Direito

Atividade Estruturada 1.

A psicologia, mais especificamente a Psicologia Jurídica e um ramo da psicologia que foi criado com o intuito de colaborar com o Direito, produzindo conhecimento em conjunto com o conhecimento já produzido pelo Direito. O que possibilita que haja uma interação entre as duas ciências muito mais ampla.

O psicólogo jurídico atua fazendo avaliações psicológicas, perícias, orientações, acompanhamentos, contribui para politicas preventivas, dentre outras formas de atuação.

No Direito de Família principalmente, torna-se imprescindível á atuação do psicólogo. As questões familiares são mais amplas e complexas, não se limitando a letra fria e objetiva da lei.

A psicologia, como ciência do comportamento humano, vem através de seu contexto, buscar compreender elementos e aspectos emocionais de cada individuo e da dinâmica familiar, e assim, encontrar uma saída que atenda adequadamente as necessidades do ser humano, que muitas vezes passam despercebidas aos litígios judiciais.

Atividade Estruturada 2.

Gênero

Pode ser entendido como uma criação cultural e social de papéis sexuais. Conjunto de representações e práticas constituídas a partir das diferenças biológicas entre os sexos.

Sexo

Esta ligado as características anátomo-fisiológicas determinadasbiologicamente e diferenciando machos e fêmeas.

Violência de gênero

Caracteriza-se por qualquer ato que resulte em dano físico ou emocional. Sendo visto como abuso de poder de uma pessoa contra a outra, desigualdade e assimetria entre os gêneros.

EX: A violência contra a mulher.

Um tipo comum de violência do gênero é a violência entre parceiros íntimos, que inclui: atos de agressão física, relações sexuais forçadas, maus tratos psicológicos e o controle do comportamento do outro. Pode ocorrer em ambos os sexos, mas as mulheres são mais vitimadas.

Com isso, foi criada a “Lei n°11.340/ 2006 – A Lei Maria da Penha, estabelecendo que todo caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime e deve ser apurado através de inquérito policial e encaminhado ao Ministério Público”.

Atividade Estruturada 3.

1) De acordo com o texto, entendemos que, o Ideal Restaurativo vem como forma de equilíbrio entre as necessidades da vitima e da comunidade, com a necessidade de reintegrar o agressor a sociedade. Procura dar assistência á recuperação da vítima e permite que todas as partes participem ativamente desse processo; VÍTIMA, AGRESSOR E SOCIEDADE.

Vitimas, ofensores e comunidade são considerados “integrantes de uma rede interativa de pessoas” dos processos e dos programas de justiça restaurativa.

2) A Mediação de Conflitos existe como um agente imparcial e sem interesse algum no fato discutido.

Ou seja, age independentemente de ser com a vítima ou agressor, buscando a melhor maneira de se estabelecer um bom acordo entre as partes sem que haja desentendimento entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com