TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Ao Direito - Primeiro Periodo De Direito

Exames: Psicologia Aplicada Ao Direito - Primeiro Periodo De Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 8

Perguntas:1-diferenças entre senso e ciência 2-quais as escolas da psicologia,seus atores e objetos de estudo 3- defina subjetividade 4-defina personalidade,temperamento e caráter 5-diferencie id,ego e superego 6-caracterize as fases psicosexuais segundo Freud 7- cite e explique os mecanismos de defesa 8-explique as 8 idades do homem 9-caracterize sexo e gênero 10-quais as contribuições das feministas no campo jurídico 11-quais os tipos de violência e o nome da lei contra a violência domestica 12-família : funções e tipos 13-explique a síndrome da alienação parental 14-quais a situação dos direitos da mulher e da criança segundo o direito de família no passado e na atualidade 15-o que é grupo? Quais os tipos de grupos e que necessidade satisfazem 16-tipos de liderança

1-

O senso comum é um saber que nasce da experiência cotidiana,da vida que os homens levam em sociedade.É um saber informal , que se adquire de uma forma natural(espontâneo),através do nosso contato com os outros,com as situações e com os objetos que nos rodeiam.Já a ciência é uma atividade eminentemente reflexiva,que procura compreender,elucidar(explicar) e alterar o cotidiano,a partir de estudos sistemáticos.Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada,sistemática e controlada,para que se permita a verificação de sua validade .

2- Escolas da psicologia : Behaviorismo – autores: Pavlov;Watson;Skinner- Objeto de estudo : Comportamento

Gestalt-autores: Wertheimer, Kohler e Koffka – Objeto de estudo : processo psicológico da percepção

Psicanálise-autor: Sigmund Freud – Objeto de estudo : Inconsciente

3- Subjetividade é formada através das crenças e valores do indivíduo com suas experiências e historias de vida .

4- Personalidade = conjunto de traços e características singulares, típicas de uma pessoa, e que, portanto, distinguem-na das demais. É a interação dos aspectos físicos,temperamentais e caracterológicos .

Temperamento: é tendência herdada do individuo para reagir ao meio de maneira peculiar.Funciona involuntariamente ou inconscientemente.

Caráter: é o conjunto de formas comportamentais mais elaboradas e determinadas pelas influencias ambientais,sociais e culturais,que o individuo usa para adaptar-se ao meio.Ao contrario do temperamento , o caráter é predominante volitivo(depende da vontade) e intencional .

5- Id é a fonte fundamental da personalidade e está intimamente relacionada com as funções biológicas , como a respiração , a transpiração e a excreção. Características : é o responsável pelo processo primário , plano instintivo / funciona pelo principio do prazer e evita o sofrimento / é atemporal /não é verbal:funciona pela produção de imagens / funciona pelos processos de condensação e deslocamento

Ego é responsável pelo contato do psiquismo com o mundo objetivo da realidade.Estabelece o equilíbrio entre as reinvidicações do Id e as exigências do Superego com a realidade do mundo externo . Características:funciona pelo principio da realidade/intermediário entre os processos internos ( Id e Superego) e a relação destes com a realidade/setor mais organizado e atual da personalidade / na personalidade bem integrada o ego exerce controle firme,porém flexível.

Superego:é o representante interno das normas e valores sociais que foram transmitidos pelos pais através do sistema de castigos e recompensas impostos a criança . São nosso conceitos do que é certo e do que é errado .

6- Fase oral(0 a 18 meses)- Obtenção de prazer via zona oral;Relacionamento simbiótico com a mãe;Incorporação do objeto;Destruição do objeto (fase oral sádica). Estimulação da zona oral;Disfunções alimentares, mania, depressão, alcoolismo, fumo etc.;Tipo de relação de objeto com as pessoas.

Fase anal(18 meses a 3 anos)- Controle esfincteriano(quando a criança não precisa mais de ajuda ou supervisão para usar o vaso);Retenção e expulsão dos resíduos humanos;Aprendizado social de higiene. Tipo de relação com bens materiais (apego ou desapego);Rigidez de comportamento;Tipo de relação com organização e limpeza.

Fase Fálica(3 a 6 anos)-Definição sexual;complexo de Édipo e Castração;Narcisismo;escolha e comportamento sexual ; tipo de relação de poder e autoridade com as pessoas; tipo de relação com as leis e os limites

Fase de latência(6 a 12 anos)-Dissolução do complexo de Édipo;intensificação das repressões;desenvolvimento de sublimações;investimento libidina(aquilo que provoca o prazer) na vida escola;sentimentos de pudor(um tipo de inibição e vergonha que tenta encobrir o temor da angustia);identificação com os pais

Fase Genital(a partir dos 12 anos)-genitais como zona erógena principal;interesses em papeis sociais;interesse em papeis sexuais

7- Sublimação: é o mais eficaz dos mecanismos de defesa, na medida em que canaliza os impulsos libidinais para uma postura socialmente útil e aceitável. A criança que canaliza a energia sexual para se alfabetizar e se socializar. Recalque:redução da angústia através da expulsão de idéia ou afeto da consciência . Esquecimento completo de um acontecimento que envergonha o sujeito.Projeção:redução da angustia através da transferência de desejos inconscientes do sujeito para outras pessoas.Atribuição da origem de um sentimento para outra pessoa,quando a origem reside no sujeito.Formação reativa:Substituição na consciência , de um sentimento produtor de angustia pelo seu oposto.Superproteção pode ser o outro lado da rejeição.Fixação: fixação e regressão para um determinado estagio de desenvolvimento.Regressão infantil ao estado de fixação anterior,como hábito de fumar ou de beber que podem indicar fixação na fase oral.

8- Idades do homem . 0-1(confiança e desconfiança) - Satisfação das necessidades físicas e emocionais básicas/senso de confiança básica no outro e no self(em si mesmo ). Persistência,continuidade e uniformidade da experiência de maternagem,proporciona sentimento primitivo de identidade do ego.Relacionada com a fé e a religião organizada. 2-3(AutnomiaXvergonha e duvida)- Experimentação em torno de duas ordens de modalidades sociais: agarrar (retenção) e soltar (eliminação). Necessidade de testar os limites e explorar; se a dependência é promovida, a autonomia da criança é inibida. De um sentimento de perda do autocontrole e supercontrole exterior resulta a dúvida e a vergonha. Relacionado com o princípio da lei e da ordem. 3-5(iniciativaXculpa)-Tarefa básica : adquirir senso de iniciativa e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com