TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada Ao Direito (semana 8)

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Aplicada Ao Direito (semana 8). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 3

Caso Concreto 8: Para AV2

1-A tendência antissocial pode ser encontrada:

I. Num indivíduo normal;

II. Num indivíduo neurótico;

III. Num indivíduo psicótico.

(a) apenas a alternativa I está correta;

(b) apenas a alternativa II está correta;

(c) apenas a alternativa III está correta;

(d) as alternativas I e III estão corretas;

Resposta: (e) as alternativas I, II e III estão corretas.

(PSICÓLOGO – TJ – SB /1999)

2. Temas como igualdade e diversidade, relacionados com comportamentos, violência e qualidade de vida, vêm sendo abordados com bastante frequência na literatura. Sobre esses aspectos, considere as afirmativas a seguir:

1. Psicólogos sociais que observaram grupos estigmatizados e pessoas com atitudes preconceituosas constataram que os estereótipos acarretam queda na qualidade de vida em ambos os grupos. Conflitos e medos intensificam os estereótipos.

2. Os preconceitos atuam no plano inconsciente, portanto, fogem ao controle. Para assumir o caráter manifesto, os preconceitos são modificados sob efeito de censura. Se há pressão do tempo, cansaço ou outra razão que afete a reflexão e o julgamento, em geral eles se impõem. Estudos indicam que o poder dos preconceitos se assenta no modo como nossa memória funciona. A categorização automática atua como uma espécie de mecanismo poupador de energia. Os estereótipos poupam do esforço da reflexão por simplificar o processamento da informação e servem de escudo para a preservação da autoestima, mas, paradoxalmente, isso ocorre apenas para pessoas que já possuem autoestima positiva.

3. O ambiente social pode atuar apresentando contrapontos para ideias preconcebidas, demonstrando que elas não se aplicam, despertando novas formas de perceber, modificar ideias e a realidade. Porém, cabe ao indivíduo exercitar a autocrítica e lutar por juízos objetivos. Ao pensar e intervir no combate aos hábitos socialmente nocivos é preciso reconhecer a dificuldade desse empreendimento e considerar que a forma de abordar preconceitos é relevante, pois ela pode levar ao aumento da rejeição ou ser inócua.

4. O estabelecimento de um grupo basta para lançar as bases do preconceito. Se estranhos põem em questão a veracidade do sistema de valores do grupo, isso mexe com o medo, e para estabilizar seu mundo, o ser humano, nesse caso inseguro, reagirá com preconceitos e comportamento discriminatório. Portadores e vítimas de preconceito comportam-se de modo a confirmar os estereótipos.

5. A violência é um fenômeno histórico. A violência social tem um caráter revelador de estruturas de dominação (de classes, grupos, indivíduos, etnias, faixas etárias, gênero, nações). Os tempos estruturais, os estranhamentos culturais, as discriminações e as desigualdades extremas, a falta de oportunidades de trabalho e a escassa cidadania são questões muito profundas que transcendem as práticas específicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com