TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada à Administração

Casos: Psicologia Aplicada à Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  9.779 Palavras (40 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 40

PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

PROFESSORA

ELAINE A. BARROS VENDRUSCOLO

PSIQUE - Alma, Vida.

PSICO - Termo de composição que se emprega a fim de indicar a idéia de mente, espírito, alma.

LOGOS - Estudo, teoria.

PSICOLOGIA:

Psico + logia.

Ciência que estuda as idéias, as determinações e sentimentos, cujo conjunto forma o espírito do homem; ciência dos fatos da consciência e de suas leis; tratado sobre a alma e as faculdades intelectuais e morais.

Psicologia Animal - A que estabelece o que o homem tem de comum com os animais e o que deles o distingue.

Psicologia Coletiva - Conjunto de fenômenos mentais, morais, sociais, etc., que constituem a maneira de ser de cada agrupamento humano e o caracterizam.

Psicologia Comparada - Parte da Psicologia que se aplica a seguir fatos psicológicos nas variações que apresentam de acordo com os caracteres da espécie humana, o estudo da saúde mental, o grupo étnico a que pertence o indivíduo e outros índices comparativos.

Psicologia da Forma - A que, nas vivências dos sentidos, dá primazia à totalidade estrutural dos dados sensoriais, sobre a vivência de cada uma das partes.

Psicologia do Subconsciente - A que explora a camada profunda que, sob a camada superficial consciente, influi de modo decisivo na vida humana.

Psicologia Empírica - A que estuda os fenômenos psíquicos, descreve-os e lhes formula as leis.

Psicologia Experimental - A que faz variar determinados fenômenos, a fim de individualizar as condições psicológicas.

Psicologia Fisiológica - A que estuda os fenômenos fisiológicos que acompanham os fenômenos psicológicos.

Psicologia Individual - A que explica a vida anímica do indivíduo, pelo sinergismo de dois impulsos fundamentais: a vontade de poder e o sentimento social.

Psicologia Infantil - Parte da Psicologia que estuda o desenvolvimento psíquico da criança.

Psicologia Moral - Parte da Teologia moral que se ocupa das operações da vontade ou dos atos humanos, como manifestações da natureza do homem.

Psicologia Social - A que investiga o instinto, os impulsos da vontade e os sentimentos que levam o homem a formar a sociedade ou a prejudicá-la.

PSICÓLOGOS:

Pessoas que, em sua profissão, se ocupam com experiência psíquica e comportamento, com os variados modos de sua expressão e com as causas e condições do psíquico. As tarefas do psicólogo que atua na prática dos mais diversos campos de psicologia aplicada podem ser classificadas em três ramos de atividades, a saber: Psicodiagnóstico (reconhecimento das particularidades individuais, inclusive condições responsáveis pela atualização de tais características); Aconselhamento (orientação profissional, orientação educacional, etc.,); Psicoterapia (tratamento, mudanças no indivíduo ou por influência ambientais às quais ele está sujeito). A designação “Psicólogo Diplomado” é um título acadêmico que só se confere após concluído o curso de psicologia em escola superior.

Psicólogo - Indivíduo que se dedica à Psicologia, que se notabiliza pela observação e análise dos estudos da alma.

No sentido mais amplo, o objeto de estudo da Psicologia é o HOMEM.

(Verhalten; Behavior).

Os *teólogos consideram comportamento, o mais das vezes, modelos de contrações musculares de que resultam determinados movimentos de tipo constante (Ação Instintiva).

Pode tratar-se de ações como de reações.

K.Fiedler.

Como pequena amostra dos numerosos pontos de vista sobre esse, que é o objeto da psicologia, seguem algumas definições de Comportamento:

1.Atividade de um organismo;

2.Atividade observável de um organismo específico;

3. Atividade mensurável de um organismo específico;

4.Respostas do indivíduo, da espécie ou do grupo, aos estímulos;

5.Resposta específica de um organismo específico;

6.Resposta particular de um modelo de resposta;

7.Movimento;

8.Atividade total, subjetiva e objetiva, não observável e observável, de um indivíduo ou grupo.

COMPORTAMENTO

Comportar + mento

Procedimento, modo de se comportar ou de proceder.

Esta palavra foi introduzida na linguagem filosófica para indicar o objeto da psicologia de reação, chamada impropriamente muitas vezes de psicologia objetiva. Claparede propõe a palavra conduta para indicar as reações não estereotipadas da espécie, mas que caracterizam o indivíduo, e provêm do hábito. Em Psicologia, entende-se como comportamento o conjunto de reações que resultam da experiência individual e que não se transmitem à espécie. A escola do behaviorismo, ou da psicologia do comportamento, preconiza a observação como norma de comportamento, porquanto somente as ações humanas podem ser observadas, e despreza a introspecção como método psicológico.

COMPORTAMENTO:

O termo Comportamento vem de: com - PORT - a - mento.

O termo PORT, que deu origem também à palavra porto, significa levar, conduzir daí com - PORT - ar, exportar, transportar. Logo, o que leva uma pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com