TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicado Ao Direito

Exames: Psicologia Aplicado Ao Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de aula 5:

Questão

No Brasil um dos principais modelos, que influenciam até hoje os comportamentos familiares é da Família Patriarcal. Sobre este modelo, marque abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) :

(V)Tem referência com o modelo senhorial e os clãs parentais.

(F) Foi responsável pela igualdade entre gêneros.

(V) É um conceito de família que abriga em seu seio todos os agregados.

(F)É um modelo de família tradicionalmente com poucos membros.

(F) Não tem relação nenhuma com o período escravagista.

Plano de aula 6:

QUESTÃO :

A) A partir da expressão "gente diferenciada", faça uma análise a partir do que foi estudado em sala de aula.

A psicóloga foi discriminativa ao dizer que as pessoas que ficariam ao redor do metrô seriam pessoas diferentes das que ali residem, as quais tem melhores condições social e financeira e que, o fato destas pessoas estarem ali, tiraria a cultura do bairro, como se somente os que ali estavam fizessem parte do bairro, e quem viesse de outros lugares não seria bem vindo.

B) Articule o artigo da Folha de São Paulo à pesquisa realizada por Norbert Elias e John SCOTSON.

O que a psicóloga sentiu ao demonstrar sua vontade contrária a construção do metrô foi exatamente o que é explicitado na pesquisa de Elis e Jhon, que mostra a discriminação das pessoas que já residem em um determinado bairro há tempos, com relação àqueles que começam a frequentar ou mesmo residir no local.

QUESTÃO 2:

O que você pensa acerca do caso acima, o senhor daria "esmola" para uma criança em igual condição que não fosse negra ? justifique sua resposta.

Penso que não, realmente a atitude foi preconceituosa e discriminativa, realmente, concordo que a maioria das crianças que vivem na rua e necessitam de esmola são negras, mas penso que isto não é uma coincidência, o Brasil é um país miscigenado e a maioria dos brasileiros, ricos ou pobres, são negros, morenos, mulatos... por isso que a maioria das crianças que vivem na rua são negras, assim como a maioria dos jogadores de futebol são negros, e a maioria dos brasileiros são negros. Ao ver uma criança negra andando sozinha na rua, o homem deu a esmola pensando estar fazendo algo de bom para a criança, se a criança fosse branca, ele ajudaria a encontrar os pais ao invés de oferecer esmola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com