TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia - COMPORTAMENTO OPERANTE

Artigos Científicos: Psicologia - COMPORTAMENTO OPERANTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 2

Assim como Watson, Skinner estudava o chamado Comportamento Respondente, do qual tratamos inicialmente. Descascamos uma cebola e choramos, somos expostos a uma luz muito forte e nossas pupilas contraem; todos esses são exemplos de comportamentos respondentes ou reflexos. O comportamento respondente é um comportamento involuntário, provocado pelo ambiente.

A partir de seus estudos Skinner teoriza sobre o que chamou de Comportamento Operante. O comportamento operante é o comportamento voluntário. Comportamento operante inclui todas as reações do organismo que são voluntárias. Ler esse texto é um comportamento operante. Ao ouvir a ordem: “- Levante o braço.”, você pode decidir se irá ou não levantar o braço: essa resposta não é involuntária.

Uma das contribuições da inclusão da noção de comportamento operante no estudo acerca do comportamento humano é a mudança na compreensão da relação homemambiente.

Antes a relação do homem com o ambiente era tratada como uma relação S-R. Um estímulo do ambiente elicia um comportamento do organismo. O homem era visto como resultado do ambiente.

A partir da teorização do comportamento operante a relação do homem com o ambiente passa a ser vista como uma interação. Skinner sintetiza a relação do homem com o ambiente na seguinte frase: "Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação." (Skinner, 1957, p.1)

Aqui vale uma ressalva: Skinner e, por consequência o Behaviorismo, ainda hoje recebe muitas críticas que não são pertinentes ao seu trabalho. Muitos pensadores acreditam que Skinner não considerava o comportamento encoberto como objeto de estudo do Behaviorismo e nem via o homem como capaz de agir e reagir ao ambiente, considerando-o apenas como produto desse ambiente. Tal equívoco se dá muitas vezes pela má compreensão de seu trabalho. Um dos motivos, até bem simples, é que se lermos textos produzidos por Skinner no início de suas pesquisas, nos depararemos com um modo de pensar, mas ao longo de sua carreira, Skinner foi desenvolvendo novas formas de compreender o homem. Skinner não estava se contradizendo, mas mostrando o progresso de seus estudos. No livro “Sobre o Behaviorismo”, escrito em 1982, Skinner comenta um pouco sobre as críticas ao Behaviorismo.

Mas retomemos ao Comportamento Operante.

Para Skinner o homem é produto e produtor do ambiente. A relação do homem com o ambiente é representada do seguinte modo: R-S, sendo R (Resposta) e S (Estímulo). O comportamento do organismo resulta num novo estímulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com