TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Clínica e Procedimento Clínico

Por:   •  1/7/2017  •  Resenha  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Federal do Amazonas- UFAM

Faculdade de Psicologia

Curso de Psicologia

Tópicos em Psicologia da Saúde

Professor: Nilson Gomes Vieira Filho

Raimundo Erasmo do Carmo de Sousa

PSICOLOGIA CLÍNICA E PROCEDIMENTO CLÍNICO

A psicologia clínica está em uma posição privilegiada, pois atua sobre um vasto campo social permeado por grandes demandas sociais. Estas demandas surgem a partir da pessoa em situação de interação social e intersubjetiva onde a psicologia clínica busca compreendê-la numa ralação dialógica sócio-histórica e existencial com o sujeito/objeto que solicita ou expressa a demanda. Por estar implicada em situação complexa e em constante interação, a psicologia clínica vive em constante tensão, entre o sujeito e o objeto, entre a teoria e a prática. Essa tensão, no entanto, faz parte do processo de construção do fazer psicológico na área clínica. O procedimento clínico estabelece ligação com práticas muito diversas e em contextos variados.

A demanda, entendida como solicitação de atenção, pedido de ajuda, expressa ou não pelo sujeito (paciente, pessoa, grupos de pessoas, etc.), é fundamental no processo dialógico de elucidação das questões apresentadas à psicologia clínica. A demanda pode aparecer explicita ou implícita, inexistente, confusa, disfarçada, deslocada. Dessa forma, o profissional, o psicólogo clínico ou pesquisador, precisa ser perspicaz no deciframento das queixas, ou da realidade implícita no sujeito participante do processo dialógico. Mas a demanda não surge apenas do “paciente”. Ela pode se dar também a partir do interesse do próprio pesquisador em uma determinada situação, pessoa ou grupo. Assim, o procedimento clínico é, antes de tudo, interpessoal. Trabalha na relação e sobre a relação. Na relação entre profissional e sujeito/objeto e sobre a relação ele com seu mundo sócio-histórico. Essa demanda (espontânea) não se confunde com comanda (qdo o sujeito é induzido por outrem, a procurar atendimento).

O procedimento clínico caracteriza-se pelo interesse, pelos cuidados que presta, às situações em sua diversidade (relações sociais, conflitos, situações novas que necessitam de investigação). Essas situações não podem ser pensadas como simples contexto em torno do indivíduo, elas pedem investimentos complexos e em diferentes níveis. Daí a necessidade de dedicação aos processos complexos que as geram e as animam, sua descrição fenomenológica, as modalidades de seu funcionamento, aos sistemas ou conjuntos aos quais pertencem, aos níveis referentes. Somente a esse preço a realidade pode ser aprendida e teorizada de maneira transdisciplinar, propondo-se a ela uma leitura multirreferenciada, usando conceitos emprestados ou nascidos a sua volta. A questão à qual mais se defronta o procedimento clínico é o das relações do sociais e da subjetividade. A resposta clínica visa uma busca de aprofundamento da subjetividade e da intersubjetividade, envolvidas na complexidade das situações sociais.

Comentários:

A psicologia clínica surge como importante saber que se volta para o ser humano em sua complexidade, sobretudo, no campo das relações sociais e intersubjetivas. O texto de d´Allonnes, a apresenta numa posição de privilegio, pois, possui um imenso campo de abrangência, o campo social, e, consequentemente, abarca uma grande e importante demanda social. Ela é privilegiada também pela diversidade de seus objetivos e pelo incessante trabalho de reflexão que ela conduz sobre seus métodos, a partir da experiência clinica sobre áreas e situações diversas.

O objetivo primordial da Psicologia Clínica é conhecer, compreender a pessoa em suas variadas dimensões e em situação de interação. Para essa compreensão ela se utiliza de métodos de observação, análise, entrevistas, estudos de caso e testes que ajudam na elaboração de diagnósticos. Estes diagnósticos supõe também, uma intervenção, através de técnicas, por exemplo: psicoterapias. É importante frisar a necessidade de formação específica do profissional para atuar na área clínica.

A psicologia clínica está situada nesse espaço de interação, de tensão entre o sujeito e o objeto. Essa posição ultrapassa o campo específico da Psicologia Clínica sendo necessário um trabalho cooperativo com outras ciências sociais e da saúde.

O procedimento clínico se caracteriza pela ligação com práticas diversas que se desenvolvem em contextos sociais particulares e que demandam objetivos diversos. Importante destacar a noção de experiência no procedimento clínico, que foge ao conceito de experimento aplicado na psicologia experimental. A experiência é abrangente e única. Outra característica é a boa distancia que deve ser observada pelo profissional diante do objeto, da situação em estudo. O psicólogo clínico se evolve na experiência e vivencia empaticamente a situação vivida pelo paciente, ao mesmo tempo em que toma distância para busca respostas eficientes que possam servir de ajuda ou soluções para superar as dificuldades apresentadas pelo paciente.

O papel da demanda tem grande relevância no procedimento clínico. Essa demanda surge a partir da necessidade de uma pessoa, de um grupo, de elucidar, reconhecer, de apoio, de formação e de cuidado em uma determinada situação. Ela pode ser explicita ou implícita, confusa, inexistente e deslocada, exigindo perspicácia do profissional. Mas a demanda não surge de forma unilateral, apenas do paciente, do objeto. Ela surge também do pesquisador. Dessa forma, essa relação inter-humana supõe a dupla demanda. Por um lado, o indivíduo que apresenta uma necessidade, solicita uma resposta, e por outro, do pesquisador envolvido e comprometido com a situação demandada e que se ocupa em oferecer caminhos para que a situação seja ordenada. Esta aí a base do procedimento clínico: no espaço aberto pela demanda que analisa, estrutura e instrumentaliza. Neste espaço há um deslocamento entre o profissional e paciente.

O procedimento clínico é antes de tudo, interpessoal. Está centrado na pessoa ou grupo de pessoas em situação e em interação, objetivando compreender a dinâmica e funcionamento psíquico, a singularidade, próprios à pessoas, grupos, a partir de certas variáveis como, por exemplo: historia pessoal, estrutura da personalidade, situações. Ele trabalha na relação e sobre a relação.

Dessa forma, entendemos que a psicologia clínica e o procedimento clínico se realizam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com