TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Cognitiva Social

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Cognitiva Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  520 Visualizações

É interessante antes de qualquer coisa saber que a Psicologia Cognitiva Social tem como principal característica as analogias com processos computacionais para explicar determinada situação.

Os principais objetivos dos teóricos desta área são explicar a maneira como as pessoas entendem e organizam cognitivamente as informações sobre o mundo, e descrever processos computacionais que permitam o processamento de informações. A teoria afirma que todo ser humano é de certa forma “mentalmente preguiçoso” e faz de tudo para poupar energia cognitiva. Um exemplo disso é um fenômeno chamado Seletividade Perceptiva que mostra que somo capazes de perceber apenas parte dos estímulos sensoriais que estão a nossa volta, outro exemplo seria a categorização, processo no qual simplificamos e ordenamos as informações que chegam aos nossos sentidos, a fim de ordenar o entendimento de tudo que está a nossa volta.

Essa teoria faz ainda uso de alguns aspectos da base cognitivista como esquemas e vieses cognitivos para explicar o comportamento social individualmente. Entre os principais vieses temos a Autocomplacência (Tendência a atribuir conquistas a fatores pessoas e erros a elementos externos), outro seria o Erro fundamenta de atribuição (Tendência em subestimar os fatores situacionais de determinado acontecimento e superestimar os fatores disposicionais no controle do comportamento).

Opinião

Confesso que vejo até agora na teoria cognitiva grande sentido em suas explicações e também uma fácil colocação de suas ideas em determinadas situações, porém com exceção de poucas partes efetivamente relevantes, não consigo compreender como a teoria em si se aplica em situações de problemática real existentes no mundo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com