TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neurociência E A Psicologia Cognitiva

Artigos Científicos: A Neurociência E A Psicologia Cognitiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 3

A Neurociência e a Psicologia Cognitiva

Através dos aprofundados estudos, de pesquisas avançadas e utilização da tecnologia, realizados pelos especialistas da Neurociência e da Psicologia Cognitiva junto a Pedagogia, hoje temos clareza de fatores indispensáveis para conseguirmos entender e compreender como se desenvolve o processo da aprendizagem.

A emoção, a motivação, a atenção, a plasticidade cerebral e a memória, são esses os fatores que fazem parte da construção da aprendizagem no ser humano. Analisando e entendendo esses fatores, foi possível chegar a algumas conclusões importantes que nos abriram caminhos para esclarecer e criar com sucesso uma estrutura educacional que possibilita o avanço do conhecimento e das formas adequadas para se gerar esse conhecimento.

Fator emoção, para os teóricos Piaget, Vygotsky, Wallon são unânimes quando concordam que a emoção ou a afetividade afetam positivamente ou negativamente no desenvolvimento da aprendizagem. Faz-se necessário ao educador observar as emoções dos estudantes, o que causa motivação ou apatia para conseguir reverter um quadro negativo que desfavorece a aprendizagem.

Fator motivação, indispensável na aprendizagem, segundo os teóricos. Ela precisa ser estimulada, impulsionada, pois não nasce espontaneamente.

Piaget fala da busca por soluções a desafios, Ausubel fala do prazer em qualquer situação, não somente no ensino faz parte do próprio ato de aprender.

O papel da escola e do educador é fornecer um espaço motivante, atividades que os alunos consigam realizar e que despertem a curiosidade deles e que os faça avançar.

Fator atenção, fundamental para a percepção e para a aprendizagem.

Pesquisas de comportamento e neurofisiológicas mostram que sistema nervoso central só processa aquilo a que está atento. Realizar várias tarefas ao mesmo tempo desvia e prejudica a aquisição de habilidade e de memorização.

Piaget e Ausubel concordam que o um indivíduo só presta atenção porque possui um conhecimento prévio do assunto, há uma relação do novo com o que já se sabe, facilitando assim a atenção por algo.

A educação e o educador não escapam de sua função onde devem criar com o estudante uma interação, o saber e o aluno, fazendo-o refletir sobre as atividades propostas e modifica-las quando necessário.

Fator plasticidade cerebral: mudanças anatômicas e funcionais que o sistema nervoso sofre da interferência do ambiente. Estudos comprovam as mudanças de acordo com as experiências que as pessoas sofrem no decorrer da vida.

A influência do meio para Vygotsky é fundamental para a criança, à medida que ela aprende ela se desenvolve. Para Wallon a criança nasce com um equipamento biológico, mas vai construir-se no meio social, que tanto pode fazê-la evoluir ou coibir. Já para o teórico Piaget, quanto mais se estimula uma criança e a faz participar ativamente da aprendizagem mais ela responderá com seu desenvolvimento.

O papel da educação é oferecer condições para que as crianças exerçam sua potencialidade. O professor que conhece seu aluno faz com ele participe ativamente em sua própria aprendizagem.

Fator memória: mais eficaz quando associada a um conhecimento prévio. As redes neurais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com