TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Apredizagem

Exames: Psicologia Da Apredizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.459 Palavras (10 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 10

Polo de Senhor do Bonfim

Curso: Pedagogia

Disciplina: Psicologia da Aprendizagem

Ana Carla Nascimento Santos - Ra 443989

Felipe Almeida da Silveira - Ra 437066

Pêdra Borges de Souza - Ra 441380

A importância da Psicologia para a Pedagogia e para a Educação

Profa . Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Senhor do Bonfim- Ba, maio de 2014

Ana Carla Nascimento Santos - Ra 443989

Felipe Almeida da Silveira - Ra 437066

Pêdra Borges de Souza - Ra 441380

A importância da Psicologia para a Pedagogia e para a Educação

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - Uniderp, Polo de Senhor do Bonfim, como requisito parcial para avaliação da disciplina Psicologia da Aprendizagem, sob a orientação da profa. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

Senhor do bonfim- Ba, maio de 2014

A importância da Psicologia para a Pedagogia e para a educação

A Psicologia é a ciência que estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...

A psicologia estuda a forma como o indivíduo se desenvolve e as mudanças qualitativas e quantitativas presentes ao longo da vida.

Por isso é importante estudar a forma como o comportamento e os processos mentais mudam ao longo da vida.

A importância da Psicologia para a Pedagogia é de mediar aos educadores conhecimentos embasados na estrutura psicológica.

A psicologia permite ao professor, compreender e respeitar as fases do desenvolvimento do ser humano e traçar métodos e técnicas pedagógicas que atendam às particularidades de cada individuo, por isso a psicologia é bastante relevante na práxis pedagógica, pois ela possibilita a ver o educando como um ser único.

Na práxis cotidiana das ações pedagógicas a psicologia permite: compreender a vivência da arte de aprender; reconhecer a função e o significado da educação; fundamentar, aprofundar, e operacionalizar a compreensão como a vivência de fazer, aprender a conviver, a ver, a ouvir, a falar, a respeitar, a pensar, a criticar, a agir, a dialogar-relacionar, a sentir, a conhecer, a escrever, a amar e a ser.

O conhecimento da área da psicologia, pelo professor, representa um fator preponderante para o sucesso da aprendizagem.

Fatores físicos, biológicos, cognitivos, afetivos e sociais influenciam as várias fases do crescimento e do desenvolvimento.

Compreender que cada aluno tem a sua especificidade e a sua forma de aprender, que não existe apenas uma inteligência, e sim vários tipos de inteligências, e é na interação entre aluno, professor, escola, família e meio envolvente que se desenvolve e se constrói o conhecimento.

A psicologia permite desenvolver no professor a reflexão, o espírito crítico e autocrítico da sua atividade, avaliar cada tipo de educando e ação pedagógica na sua totalidade.

A psicologia na práxis pedagógica permite a adaptação e criação de novos currículos para o ensino atual, evidencia conhecimentos de como se aprende, como se desenvolve, que o desenvolvimento e a aprendizagem não param com a adolescência, eles ocorrem ao longo da vida.

Relações significado-sentido nos processos de ensino e de aprendizagem

Para o especialista em Psicologia Educacional, Ausubel o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa.

O pesquisador norte-americano David Paul Ausubel (1918-2008) dizia que, quanto mais sabemos, mais aprendemos. Famoso por ter proposto o conceito de aprendizagem significativa, ele é contundente na abertura do livro Psicologia Educacional: "O fator isolado mais importante que influencia o aprendizado é aquilo que o aprendiz já conhece".

Ao longo de nossa existência, vamos nos apropriando dos conteúdos culturais que são fundamentais para o nosso desenvolvimento como seres humanos. Nesse processo, vamos processando esses conteúdos de conformidade com nossas características individuais, que não nascem prontas, mas vão sendo estruturadas no decorrer de nossa história de vida como resultado de nossa relação com o meio em que vivemos. Nessa forma de nos relacionarmos com as pessoas, os objetos e acontecimentos à nossa volta, vamos constituindo os nossos sentidos acerca da realidade que nos rodeia e de nós mesmos como parte integrante dessa realidade. O sentido, visto como uma construção própria de cada psiquismo é, portanto, constituído pelo sujeito em sua relação dinâmica com o meio no qual vive.

Na trajetória feita pelo homem desde que nasce até que se chega à idade adulta, o processo de educação vai se constituindo em diferentes círculos de relações de que participa o sujeito em desenvolvimento. Inicialmente restrito ao círculo familiar, progressivamente amplia-se para os demais grupos sociais, dentre os quais os que se constituem pelas relações educativas no interior das instituições escolares.

A escola, responsável pela transmissão dos conhecimentos elaborados historicamente e sistematicamente organizados em uma estrutura curricular, exerce um papel fundamental na transformação dos sujeitos ao propiciar-lhes a apropriação desses conhecimentos e desenvolver-lhes as habilidades, capacidades e aptidões necessárias ao processo de sua objetivação como seres humanos. A escola funciona, então, como uma via para acessar o conteúdo cultural sistematizado, programado especialmente para desencadear um processo de ensino que promova nos alunos a aprendizagem de conteúdos e processos voltados ao seu processo de humanização.

A constituição de uma prática pedagógica que tenha como finalidade executar uma educação transformadora do aluno voltada para sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com