TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Da Educação- Diferenças Entre Os Teóricos Piaget, Wallon E Vygotsky

Casos: Psicologia Da Educação- Diferenças Entre Os Teóricos Piaget, Wallon E Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 2

PAPEL DA APRENDIZAGEM

PIAGET

Defende a idéia de que a inteligência é mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo

VYGOTSKY

Defende a idéia de que o desenvolvimento do indivíduo e aquisição de conhecimentos se dá a partir da interação do sujeito com o meio, ou seja, a cultura afeta a forma de como o indivíduo pensa e o que pensa.

WALLON

Conceituou, em sua teoria, a idéia do desenvolvimento acontecer do meio social para o interior do indivíduo, ou seja, do todo para a parte (processo de individualização). Defendeu a idéia de compreensão da criança completa, concreta, contextualizada, de forma integral, no campo intelectual, social e emocional.

PAPEL DO PROFESSOR

PIAGET

Trabalha com a idéia de que a função do professor é “desequilibrar os esquemas mentais” do aluno a partir de seus conhecimentos prévios, oferecer desafio compatível àquilo que conhece.

VYGOTSKY

O “lugar imaginário” onde o professor deve atuar no aluno é a Zona de Desenvolvimento Proximal, ou seja, a distância entre o Conhecimento Real, aquele conhecimento que possibilita o sujeito agir sozinho, ter o domínio do que se conhece e o Conhecimento Potencial, aquele que para se dominar algo é necessário a ajuda de outro indivíduo mais experiente.

WALLON

O professor deve considerar a história do aluno, sua vida atual e perspectivas futuras, respeitando as características particulares de cada um, uma vez que a relação entre emoções, movimento, inteligência e construção do “eu” como pessoa nem sempre é de harmonia, mas sim, de conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com