TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia E Politicas Publicas

Artigos Científicos: Psicologia E Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia e Políticas Públicas

(CRAS, CREAS, CAPS e NASF).

Políticas Públicas

Políticas Públicas podem ser entendidas como um conjunto de normas que orientam práticas e respaldam os direitos dos indivíduos em todos os níveis e setores da sociedade. Elas devem ter como base os princípios da igualdade e da equidade, disseminando o sentido de justiça social. Por meio delas, os bens e serviços sociais são distribuídos e redistribuídos, de maneira a garantir o direito coletivo e atender às demandas da sociedade.

As Políticas Públicas surgem como necessidades em resposta aos problemas sociais. Devem refletir, portanto, soluções às necessidades identificadas na vida coletiva, nas suas diversas áreas: educação, saúde, trabalho, social, entre outras tantas.

Essas necessidades podem ser identificadas com o uso de métodos de pesquisa, apoiadas no conhecimento científico, ou, ainda, puramente com base na experiência empírica. As Políticas Públicas não estão isentas, entretanto, de surgir como resposta a uma necessidade política e ideológica, com base na interpretação que partidos políticos específicos fazem sobre a realidade da população e suas reivindicações.

Papel do psicólogo nas políticas publicas

Levar a Psicologia às políticas públicas contribui sobremaneira não apenas para o melhor atendimento ao cidadão como também para a formulação e implementação das políticas. O olhar do psicólogo é capaz de compreender aspectos subjetivos que são constituídos no processo social e, ao mesmo tempo, constituem fenômenos sociais possibilitando que tais políticas efetivamente garantam direitos humanos. Hoje, a presença dos psicólogos e psicólogas nas políticas públicas é uma realidade e o acúmulo de conhecimento produzido nessa área reflete o compromisso que a categoria construiu em defesa dos direitos sociais.

Aplicando os conhecimentos, os métodos e técnicas psicológicas que levam a uma ação interdisciplinar e multiprofissional, permitindo uma análise crítica da realidade política e social, contribuindo para a prevenção de agravos, promoção da saúde, dos direitos humanos e da cidadania.

Suas ações envolvem:

Planejamento, avaliação, diagnóstico e execução de políticas públicas e programas comunitários;

Mediação e facilitação do processo de intervenção da equipe multiprofissional, nos contextos acima citados, privilegiando o processo grupal;

Pesquisa no âmbito social e comunitário;

Promove estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais.

Atua junto a organizações comunitárias, em equipe multiprofissional no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de programas comunitários, no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança.

Assessora órgãos públicos e particulares, organizações de objetivos políticos ou comunitários, na elaboração e implementação de programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com