TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENETICA HUMANA

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 6

Psicologia

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

                Percepção, Sensação e Memória.

NOME: Ketty Aparecida Shiozaki

R.A: B20GHA-3

SEGUNDO SEMESTRE

DATA:  09/10/12

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA DA MATÉRIA

PROCESSO PSICOLÓGICO BÁSICO

Índice

Objetivo.............................................................................................................................1

Metodologia.........................................................................................................................2

Introdução.........................................................................................................................3

Entrevistas.........................................................................................................................4

Conclusão...........................................................................................................................8

Objetivo

 O objetivo do trabalho apresentado é observar o grau de percepção das pessoas e o modo como elas agem diante de uma figura ambígua, juntando nossas observações com a teoria aprendida em sala de aula, seremos capazes de entender com mais facilidade o funcionamento da mente humana.

1

Metodologia

 Dividimos o grupo em duplas e cada dupla interagiu com no mínimo duas pessoas da cada faixa etária. Apresentamos a figura para crianças e até idosos que ficam em um asilo. Após a pesquisa de observação no campo prático, digitalizamos todo esse processo e juntamos o trabalho para que essa apresentação fosse possível.

2

Introdução

 

A seguir encontra-se o desenvolvimento do trabalho feito em grupo com relatos das entrevistas feitas a fim de se coletar diferentes modos de percepção em diferentes faixas etárias. Os relatos foram coletados em diversos locais como escolas, residências e até mesmo um asilo. Pôde-se notar que as diferenças percebidas na descrição da  imagem, que dá-se principalmente pelas diferentes formas de vida que essas pessoas tem, sendo que algumas vezes os colaboradores até mesmo chegaram a se dispersar durante as entrevistas.

3

Entrevistas

Abaixo seguem as entrevistas iniciando-se pelo sexo masculino ao feminino desde a faixa etária mais baixa até a mais alta.

        

Colaborador  1: M.S Sexo Feminino, 5 anos

Identificou um moço tocando violão e um moço vendo ele tocar , apontou a imagem dizendo que se tratava de um avô e uma avó  conseguiu visualizar uma portinha no ouvido do avô saindo uma garota.

Colaborador 2 : A.F Sexo Masculino, 5 anos 

Identificou  um (MARIATE) termo usado pelo entrevistado , dizendo que se tratava de um mexicano tocando violão , visualizou na velha  um homem usando vestido segurando um vaso , apontando a imagem o tempo todo observou um brinco que se transformava em uma garrafa , ficou muito surpreso com a  imagem me perguntado como poderia acontecer a transformação de uma imagem para outra.

Colaborador 3: C.R. Sexo Masculino        Idade 13 anos         - Cursando o ensino fundamental.

Identifico-me ao colaborador e conversamos as respeito do trabalho, que não a certo ou errado e que ele não esta fazendo uma avaliação apenas atividade de percepção.

Ele apenas vai me dizer o que esta vendo.

E se ele não identificar todas as imagens ao termino vou mostra-las.

O aluno segura a imagem com uma das mãos, dá risada e vê dois idosos. Dá um suspiro e coloca a imagem sobre a mesa.

Pergunta-me: isso aqui e uma mulher? Aponta com o dedo o menino.

O que mais você esta vendo?

Uma garrada, e dois cobertores.

Ele vê uma mulher mostra com o dedo.

Fala que tem dois caras tocando violão.

Nossa vai mudando bastante as coisas aqui.

Agora já não vejo, o que eu vi da primeira vez.

agora vejo dois homens um tocando violão e um pote.

Ele continua olhando a foto.

Vê um ponto branco e encontra uma coisa acima da orelha.

Continua olhando para a imagem e da risada, segura a imagem com uma das mãos e encontra uma coroa.

4

Pergunto o que mais?

Vejo uma taça.

Aponta com o dedo.

Continua segurando a imagem com uma das mãos, e depois segura com as duas e responde:

Não vejo mais nada.

Eu agradeço e mostro os pontos q ele não encontrou, ele gastou cerca de 6 min

Colaborador 4 : Sexo Masculino G.R.P – 16 anos – Estudante

Assim que a figura lhe foi apresentada pegou a figura da mesa e identificou os dois rostos dos senhores. Passou cerca de 30 segundos sem dizer nada e em seguida identificou o brinco da senhora que se parece com uma garrafa. Logo em seguida identificou o homem e a mulher que formam os rostos dos senhores quando se vê a figura ao todo. Passou um minuto rindo e dizendo que a figura é muito estranha. Logo depois identificou que entre os dois rostos se vê uma taça da cor amarela e em cima um lustre. Quando seu tempo acabou mostrei a ele alguns detalhes da figura que ele ainda não tinha visto.

Colaborador 5: G. F. 16 anos, Sexo Feminino, estudante.

Colaboradora vai direto retirando a imagem da mesa, observa por algum tempo e diz que vê um homem tocando violão e uma mulher que faz parte da orelha de um senhor, colaborada segura a folha diante dos olhos o tempo todo, localiza dois velhinhos e encontra bandeirinhas no canto superior da imagem.

 Colaborador 6: C. F., 18 anos, Sexo Feminino, estudante.

Colaborador primeiramente observa a imagem que se encontra na mesa por alguns segundos, depois pega o papel com as mãos, observa e diz que vê na imagem um mexicano com um violão, depois gira a folha e diz mais ao fundo da imagem vê um túnel com uma mulher nua e careca. Gira folha novamente em diversos ângulos, diz que vê dois senhores e um vazo de barro, seguras a imagem na mão por mais algum tempo e diz que não vê mais nada, e coloca a imagem novamente na mesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com