TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gattaca - genetica humana

Por:   •  25/9/2015  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 2

SUMARIO

Introdução 2

Genótipo e Fenótipo 3 dos personagens 4

Conclusão 5

Bibliografia 6

Página 2

Introdução

O filme Gattaca, relata uma sociedade onde é desenvolvida a manipulação genética em seres humanos. O filme faz alusão as iniciais das bases nitrogenadas do DNA que são: Guanina, Adenina, Timina e Citosina, em relação ao código genético.

Citamos a seguir a diferença entre genótipo e fenótipo:

Genótipo – É uma característica definida pela herança genética, ou seja, aquilo que herdamos dos nossos pais. Esta informação esta escrita no DNA de cada pessoa e só há constatações destas informações com a realização de exames laboratoriais especificas. Algumas dessas características podem aparecer ou não no fenótipo.

Fenótipo – Características observadas nos organismos que tiveram a influencia do ambiente, ou seja, o genótipo mais interações ambientais.

Página 3

Genótipo e Fenótipo dos personagens

No filme havia a distinção social entre os validos e inválidos. Eram considerados validos aqueles geneticamente modificados inválidos os que eram concebidos de forma biologicamente natural.

Segue abaixo, as informações do filme:

Genótipo dos personagens:

Vincent Freeman: perfil agressivo, míope, canhoto, 1,80 de altura, problemas neurológicos (60% de probabilidade), problemas de deficiência de atenção (80% de probabilidade), problemas cardíacos (99% de probabilidade) e expectativa de vida 32 anos.

Anton Freeman: Olhos azuis, competitivo, inteligente, sem probabilidade de ter calvície prematura, sem probabilidade de ser míope, não tem pré-disposição a álcool ou drogas, sem probabilidade ser obeso e tem 1,85 de altura.

Terome Eugene Morrow: Olhos azuis, Q.I elevado, destro, 1,85 de altura.

Página 4

Fenótipo dos personagens:

Vincent Freeman: Cabelos castanhos e lisos, pele clara, magro, dentes perfeitos, olhos claros por causa do uso da lente de contato, 1,85 de altura modificada através de cirurgia, visão perfeita, disciplinado, determinado, ambicioso, rebelde e resiliente.

Anton Freeman: Cabelos castanhos e lisos, olhos azuis, pele clara, magro, arrogante, competitivo, disciplinado, estatura alta e sem resiliência.

Terome Eugene Morrow: Cabelos castanhos e lisos, pele clara, olhos azuis, fumante, depressivo, alcoólatra, acrofobista, afetuoso e tem dificuldade para lidar com a frustração.

Diretor Josef: Cabelos grisalhos, alto, pequena obesidade, estatura mediana, rigoroso, egoísta.

Página 5

Conclusão

O grupo observou que a relação social estabelecida em Gattaca foi de exclusão, preconceito e racismo genético. Existindo uma relação direta com o eugenismo social. Observa-se que interagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com